Meu pet é idoso e precisa operar. E agora?

À medida que a medicina veterinária avança, os cuidados com animais de estimação idosos estão se tornando cada vez mais especializados e seguros. No Hospital Veterinário Taquaral (HVT), em Campinas, equipamentos, serviços, exames e profissionais estão na vanguarda desse aperfeiçoamento, colocando o bem-estar e a qualidade de vida dos animais em primeiro lugar.

Os cães e gatos se tornam parte integrante de muitas famílias no decorrer dos anos e a preocupação com sua saúde e cuidado tem aumentado significativamente. Cirurgias e procedimentos médicos podem ser necessários para reverter alguns problemas nesses animais e a anestesia desempenha um papel fundamental nesse processo.

Prioridade absoluta

“A segurança e o conforto do animal durante o processo anestésico são prioridades absolutas”, afirma a Dra. Eliane Benatti, cirurgiã do Hospital Veterinário Taquaral. “A tecnologia avançada, fármacos modernos e os protocolos de anestesia mais seguros trouxeram evolução para as operações e permitem que os animais idosos passem por procedimentos cirúrgicos com riscos mínimos”.
 

O Dr. Gabriel Aquino, anestesista do Hospital Veterinário Taquaral, complementa: “Trabalhamos de perto para avaliar o estado de saúde de cada animal, adaptando nossos protocolos anestésicos às suas necessidades específicas. Isso inclui monitoramento constante da pressão arterial, frequência cardíaca, respiração e outros parâmetros vitais durante a intervenção”, explica.
 

Busca pela qualidade de vida

Eliane reforça que é preciso confiar que os avanços tecnológicos e os treinamentos das equipes cirúrgicas da medicina veterinária convergem cada vez mais para procedimentos menos invasivos, eficazes, ágeis, com recuperação mais rápida no pós-operatório e menos sequelas. “Não raro, um animal vem a óbito por falta de uma cirurgia feita no momento certo que lhe daria mais anos com qualidade de vida, cirurgia postergada ou evitada devido a um medo do tutor fundamentado numa visão antiquada e desinformada”.

O Dr. Gabriel exemplifica fazendo um paralelo com condições vividas com os humanos. “Tem pessoas com 60 anos que são saudáveis e parecem ter 20 anos. E tem os de 20 anos que vivem desregrados e apresentam um organismo semelhante à de um idoso de 60 anos. É assim também com muitos animais em que a idade é relativa. Está cada vez mais comum atendermos animais com 18 anos e eles aparentarem ter sete anos”. Isso tem que ser levado em conta.
 

A decisão de submeter um pet idoso à anestesia não deve ser tomada de ânimo leve. “Cada caso é único e a decisão deve ser baseada na avaliação completa do estado de saúde do animal, expectativa de vida e qualidade de vida pós-procedimento”, observa Dra. Eliane Benatti.

Cada vez menos impacto
 

Os dois doutores são unânimes em afirmar que não importa a idade do animal, o objetivo da equipe do Hospital Veterinário Taquaral em um tratamento e cirurgia é oferecer ao paciente o protocolo mais adequado, seguro e menos impactante. A equipe vislumbra a melhor restauração da saúde do pet e avalia sempre se os benefícios da cirurgia são maiores do que a não realização da intervenção.
 

O Hospital Veterinário Taquaral, comprometido com o cuidado compassivo e o avanço da medicina veterinária, está à disposição para fornecer orientação e cuidados especializados a cães e gatos idosos, garantindo que eles recebam o tratamento de que precisam para desfrutar de uma vida saudável e feliz.

Written by