O papel das empresas e da sociedade no combate ao abandono animal

Por Marcela Cerda, gerente de comunicação e sustentabilidade da Mars Petcare 

O abandono de animais, em especial, os domesticáveis, como cães e gatos, afetam de maneira cada vez maior os grandes centros. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, cerca de 30 milhões de pets estão abandonados. Estes animais se encontram alocados nas ruas, sofrendo com desnutrição, parasitas, doenças, envenenamento e outras formas de abuso.

De acordo com estudos recentes, os principais motivos do abandono são: dificuldades financeiras; problemas comportamentais dos cães; mudanças na disponibilidade de espaço ou nas regras de conduta social do espaço ocupado pelo ser humano; o estilo de vida do tutor do pet e a diferença entre a expectativa e a realidade dos cuidados necessários.

Nesse sentido, no Brasil, a legislação vem avançando cada vez mais para incentivar a guarda responsável e garantir a proteção dos animais. O abandono de animais é considerado crime desde 1998, de acordo com a Lei 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, o tutor identificado pode ter pena de até cinco anos de prisão.

Proteção e incentivo ao cuidado 

Alertando para a conscientização e combate desta triste realidade, PEDIGREE®, marca que mais ajuda cães abandonados no Brasil, implantou há 15 anos, o maior programa de adoção de animais do país, o PEDIGREE® Adotar é Tudo de Bom. O projeto já doou mais de 2.300 toneladas de alimento e ajudou mais de 1.500 ONGs, garantindo um lar seguro para mais de 80 mil cachorros.

A Ampara Animal é, há mais de 12 anos, parceira da empresa na gestão das ONGs atendidas pelo programa e também atua sensibilizando a população por meio de temáticas relacionadas a problemática do abandono, nas mais diferentes frentes possíveis. “Trabalhamos em campanhas educativas para público infantil e adulto, ativações interativas e atuando fortemente na parte de controle populacional de cães e gatos, em comunidades e em regiões periféricas”. Complementa Juliana Camargo, Presidente do Instituto AMPARA Animal.

Para auxiliar ao combate do abandono animal, a sociedade precisa que a causa seja abraçada por todos e, algumas dicas para a reversão deste quadro são essenciais, como:

Adote um animal de abrigos: Adotar um animal é uma ótima maneira de combater o abandono, pois você está dando a ele um lar amoroso e protegido;

Eduque-se: Aprenda sobre os sinais de abuso e negligência animal, e compartilhe essa informação com seus amigos e familiares para que os pets possam ser salvos das ruas;

Apoie organizações de proteção aos animais: Existem muitas organizações que trabalham para proteger e ajudar animais em todo o mundo. Considere fazer doações ou voluntariar seu tempo para ajudar essas organizações;

Seja um defensor dos animais: Sempre que possível, defenda os direitos dos animais e promova a conscientização sobre a importância de sua proteção.

Divulgue animais que estão disponíveis para a adoção: Sempre que vir um post nas redes sociais sobre pets que estão disponíveis para um novo lar, compartilhe e curta a publicação, assim você ajudará este bichinho a encontrar uma casa.

Outra maneira de contribuir para a redução do número de animais abandonados é por meio da castração. Pensando nisso, PEDIGREE® fechou uma parceria com a CPTM e realizou o primeiro mutirão de castração na Estação José Bonifácio, Linha 11-Coral. Em dois dias, mais de 200 animais foram castrados gratuitamente, ajudando a evitar o descontrole populacional dos animais. A ação terá novas edições ao longo do ano em diferentes estações metro ferroviárias.  

Empresas precisam ser comprometidas com a causa animal e buscar cada vez mais conscientizar as pessoas sobre o debate em prol do fim do abandono animal. A adoção responsável e a castração são dois dos principais meios de garantir uma vida melhor para os pets e evitar o descontrole populacional, fazendo que consigamos um mundo melhor para os pets. 

Written by