Pesquisa afirma que gatos são simpáticos e gostam do convívio com os humanos

Da redação

Pesquisadores da Universidade de Oregon State, nos Estados Unidos, publicaram no periódico científico Behavioural Processes, o resultado de um estudo inédito: que existem provas científicas de que os gatos são de fato simpáticos aos humanos e, sim, gostam de interagir com as pessoas até mais do que gostam de comer.

O estudo realizou em um grupo de gatos os mesmos testes cognitivos que já tinham sido experimentados em cães e tartarugas, com o objetivo de desmistificar alguns preconceitos que envolvem os felinos, sobretudo relativamente à má reputação e que os faz serem tidos como antissociais e interesseiros – que só gostam da casa, não dos donos.

Durante a pesquisa, 50 gatos domésticos e que vivem em abrigos foram observados e privados de comida, brinquedos e de companhia por algumas horas. Em seguida foram presenteados com diferentes estímulos dentro de quatro categorias: socialização humana, comida, cheiro e brinquedos.

Os pesquisadores concluíram que não foram detectadas diferenças significativas entre os gatos domésticos e os de abrigo, e que sim, a maioria dos bichanos preferia socializar com seres humanos em detrimento de outras categorias.

De acordo com os pesquisadores, não é de hoje que a ciência sugere e acredita que os gatos são, sobretudo, independentes e vivem a sua vida ‘desligados’ dos outros.

Fica, então, a dica! Gatos gostam de nós humanos, sim! Que bom! 

Written by