Pesquisa mostra que convívio com cães ajuda a prevenir doenças do coração

A Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, revelou um estudo que mostra a importância dos animais de estimação para reduzir o estresse das pessoas e doenças do coração.

O estudo apontou ainda que não são apenas os adultos estressados que se beneficiam com a companhia de um cão. Também foi comprovado que o cérebro das crianças agem positivamente devido às substâncias que essa relação provocam. 

Isso acontece porque o contato com os animais aumenta a produção de endorfina, que ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto e alegria, explica a médica veterinária da Nutrire, indústria de alimentos para pets, Luana Sartori. “Além da endorfina, a produção de outra substância também aumenta com a relação entre tutores e seus pets: a ocitocina, que promove a afeição e diminui a pressão arterial”, enfatiza.

Os pesquisadores Brian Hare e Vanessa Woods, da área de evolucionismo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, afirmam e ressaltam que as mesmas sensações sentidas em situações de afeto entre humanos também acontecem entre espécies diferentes, e o quanto essa troca é importante. “Recentemente, o hospital Albert Einstein, em São Paulo, liberou visitas dos pets aos tutores internados, visto que a humanização do tratamento é consequência do resultado positivo que os animais exercem na cura dessas pessoas”, explica Dra. Luana.

Convívio com cães também faz bem para a saúde e desenvolvimento das crianças
Os cães também são responsáveis pela diminuição no risco das crianças desenvolverem alergias, segundo estudo da Universidade de Wisconsin-Madison.

A pesquisa revelou que as chances de ter esse tipo de problema são 33% menores com um animal de estimação. Para o pesquisador, responsável pelo estudo, até o sistema imunológico dos pequenos fica mais forte com a convivência canina. 

Além disso, os cães e gatos podem auxiliar na preservação da saúde do coração. É o que garante o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e o NIH (Instituto Nacional de Saúde), nos Estados Unidos. Há pesquisas que dizem que um pet pode diminuir o colesterol e o nível de triglicérides. “De uma forma geral, os pets só trazem benefícios tanto para crianças, como para adultos e idosos. Os animais são compreensíveis, solidários e muito fiéis aos donos. É isso que estabelece a relação de confiança e afeto entre eles. E é isso que movimenta todas as energias boas que os bichos são capazes de provocar. É por isso que nossas atenções devem estar voltadas para o bem-estar dos bichos, garantir que tenham uma vida feliz, saudável, com alimento de qualidade e acompanhamento veterinário periódico. É isso que todos eles merecem”, finaliza Sartori.

Com informações da Redação Bonde com Assessoria de Imprensa


Siga o Canal de Estimação também no Instagram – @canaldeestimacao, e acompanhe os nossos bastidores!

Written by