Em Curitiba, atestado de castração animal pode se tornar obrigatório

De acordo com informações da Câmara Municipal de Curitiba, todos os animais domésticos castrados na capital paranaense poderão receber um atestado do procedimento cirúrgico, já que a castração nem sempre pode ser identificada a olho nu. A obrigatoriedade da emissão do documento está prevista em um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba.

De acordo com proposta, para que seja possível obter absoluta certeza sobre a castração, eventualmente, será necessário a realização de novo procedimento anestésico para que um médico veterinário ateste a real esterilização do animal.

O atestado deve informar ainda, nome, espécie, sexo, raça, pelagem, porte, cor, além de uma foto colorida do animal. O documento deverá ser carimbado, com o número de registro junto ao respectivo Conselho de Medicina Veterinária, e assinado pelo médico veterinário responsável pelo procedimento.

O projeto deve receber uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Casa para, então, seguir às comissões temáticas. 

Written by