[ editar artigo]

Você é um Veterinário Observador de Primeira Classe?

Você é um Veterinário Observador de Primeira Classe?

 

Há muitos fatores que interferem positivamente ou negativamente no desempenho de um profissional de alta performance, e, aqui vamos incluir os médicos veterinários. Um deles é a sua capacidade de observação e percepção. Afinal, será que os profissionais de alta performance conseguem enxergar todas as oportunidades que estão à sua volta? Especialistas afirmam que sim!

De acordo com eles, estes profissionais precisam apenas recuperar e colocar em prática o conceito de Observadores de Primeira Classe (first-class noticers), originário de uma das obras de Saul Bellow, escritor judeu nascido no Canadá e naturalizado nos Estados Unidos, ganhador do Nobel de Literatura de 1976.

O saudoso Warren Bennis, um dos pioneiros dos estudos sobre liderança no mundo, e admirador deste conceito, acreditava que os profissionais de alta performance são os Observadores de Primeira Classe, pois, são os que realmente enxergam o que acontece à sua volta, aqueles que vislumbram o que a grande maioria não vê. Aqueles que sabem lidar com o meio termo entre ter foco e manter sua mente aberta para os detalhes, para o novo, para as pessoas e situações e, sobretudo, para si mesmos.

Além de se tornarem líderes de suas próprias carreiras, são, ainda, pessoas mais objetivas, falam com poucas palavras o que precisa ser feito e porque precisa ser feito. Dificilmente dizem: “Aqui estão as 15 coisas importantes a serem feitas”, mas, sim: “Aqui estão três ou quatro aspectos essenciais neste momento”.

Logo, os Profissionais de Alta Performance Observadores de Primeira Classe têm uma visão ampla sobre o contexto geral e não apenas uma visão do ambiente de trabalho. Eles sabem qual é o sentido no qual ele, a empresa e a equipe estão caminhando, e por isso, estão sempre atentos a tudo: ao seu setor, à economia, à sociedade e, também, à sua família.

Eles ampliam seu campo perceptivo e desenvolvem uma visão antecipada sobre as coisas, pessoas e situações, e passam a ter uma compreensão melhor de todos. São profissionais com mentalidade de crescimento, que assumem a sua responsabilidade diante do sucesso e do insucesso, e, por isso, conseguem fazer a gestão das suas próprias carreiras com maior habilidade.

Para Warren Bennis, esses profissionais vêem as pessoas como reais seres humanos, com aspectos fortes e fracos, grandezas e temores, assim como eles próprios. E, ao se aproximar das pessoas dessa forma, os médicos veterinários de alta performance ganham maior atenção da sua equipe, dos tutores e dos colegas de profissão. Estamos falando sobre empatia.

Portanto, se você como veterinário de alta performance é também um líder de equipe, e quer que as pessoas sigam seus passos, precisa que elas também prestem atenção em você. E isso não se consegue apenas com frases de inspiração, ou sessões de Feedback, mas por meio de suas palavras e de como as expressa, de seu comportamento e da sua atenção. Os líderes Observadores de Primeira Classe sabem que são referências e donos de uma vida que impacta os outros diariamente.

Quando você é um Veterinário de Alta Performance Observador de Primeira Classe, você desenvolve a capacidade de lidar com as pessoas, de captar o que os outros não veem, de perceber possíveis desafios, riscos e oportunidades. Você percebe quando algo parece estar no modo “desligado” e tenta descobrir o que é - e, na maioria das vezes, você descobre!

Agora que você complementou a leitura sobre o nosso primeiro vídeo Insights Vets, qual é a sua percepção de si próprio? Você é um Veterinário de Alta Performance Observador de Primeira Classe?

Vamos descobrir juntos a partir de agora, ao caminhar por um mundo novo, de novos olhares, percepções e descobertas!

Boa sorte e até o próximo insight!


Dicas, incentivos e insights para Médicos Veterinários alcançarem a Alta Performance e, assim, serem mais felizes e realizados na vida pessoal e profissional.

Canal de Estimação
Pauline Machado
Pauline Machado Seguir

Diretora Editorial do Canal de Estimação e apresentadora do Programa de Estimação, exibido pelo RIC Play - plataforma digital do Portal de Notícias do Grupo RIC | Rede Record do Paraná. Há 14 anos desenvolve ações em prol dos animais.

Ler matéria completa
Indicados para você