[ editar artigo]

Você é um aprendiz ou não aprendiz?

Você é um aprendiz ou não aprendiz?

Algumas pessoas apresentam dificuldades para desenvolver este olhar inovador, aguçado, com maior percepção sobre si próprio, sobre as outras pessoas e as situações.

Isso acontece porque temos maneiras diferentes de pensar. São o que especialistas chamam de Mindset, ou mentalidade, que pode ser fixa ou de crescimento.

As pessoas de mentalidade fixa acreditam que nasceram com uma cota de inteligência que não irá mudar e, que errar é algo insuportável. Devido à essa crença limitante, tendem a evitar desafios e novas experiências com medo de parecer menos inteligentes.

Já as pessoas de mentalidade de crescimento, acreditam que sua inteligência melhora cada vez mais pela aprendizagem e que o caminho do sucesso está no resultado do seu trabalho intenso e do seu esforço.

Mas, como construir uma vida melhor adotando atitudes que levem ao sucesso em tudo o que você faz, inclusive no trabalho?

Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e autora do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, ressalta que há diversas maneiras de segmentar o mundo e uma delas é dividir as pessoas em aprendizes e não aprendizes.

De acordo com a especialista, os aprendizes acreditam que têm a capacidade de se superar progressivamente, e de fazer da mudança uma realidade e uma constante em suas vidas, enquanto os não aprendizes acreditam que as coisas são como são e que, portanto, não faz sentido ou é muito difícil mudá-las.

Sabendo disso, reflita por alguns minutos: Você é um aprendiz ou não aprendiz?

A boa notícia é que nós não nascemos com mentalidades predefinidas, e, portanto, você é a única pessoa que pode optar por viver como um aprendiz ou um não aprendiz.

Dweck garante ainda que, se você é daquelas pessoas que até hoje vive com um Mindset que não o ajuda a se desenvolver, você ainda tem o poder de mudar – você é a única pessoa que pode optar por um ou outro Mindset!

E, então? Você chegou até aqui como um aprendiz ou como um não aprendiz?

Por hoje, reflita sobre isso.

Na próxima semana lhe mostrarei como mudar a mentalidade fixa para a mentalidade de crescimento.

Até lá!

Canal de Estimação
Pauline Machado
Pauline Machado Seguir

Diretora Editorial do Canal de Estimação e apresentadora do Programa de Estimação, exibido pelo RIC Play - plataforma digital do Portal de Notícias do Grupo RIC | Rede Record do Paraná. Há 14 anos desenvolve ações em prol dos animais.

Ler matéria completa
Indicados para você