Guabi Natural, da BRF Pet, completa 20 anos  

Com a tradição de utilizar ingredientes naturais para oferecer uma vida mais longa e saudável a cães e gatos, Guabi Natural está completando 20 anos de história. Primeiro alimento Super Premium Natural para pets do Brasil, a marca da BRF Pet se tornou, ao longo dessas duas décadas, uma das mais recomendadas por médicos veterinários pelos benefícios dos seus ingredientes naturais, com uma variedade de opções que atendem a cada porte, fase de vida e necessidade específica dos pets. Nestes 20 anos, além da preocupação com o bem-estar dos animais, Guabi Natural também manteve forte compromisso com a responsabilidade social e ambiental, com foco em gerar impactos positivos para os pets, para as pessoas e para o planeta.   

Quem começou essa história foi o Professor Dr. Aulus Cavalieri Carciofi, referência em nutrição de cães e gatos, que foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do produto há mais de 20 anos. No início, a marca levava o nome de Receita da Natureza.   

“Ele surgiu como um produto rico em carnes e conservado naturalmente, com uma embalagem e um apelo natural, até na cor dele, o verde, remetendo à natureza. Foi criado muito à frente do que havia no mercado na época, mesmo as empresas multinacionais aqui presentes não tinham ainda essa visão atual e à frente que o produto estabeleceu. Essas duas características juntas, ser um produto com carne e conservado naturalmente, conferem a Guabi Natural algo que hoje várias empresas têm, mas há 20 anos foi absolutamente inovador, líder e adiante do mercado”, explica, lembrando que a criação da marca contou com um extenso trabalho de uma equipe técnica, incluindo um consultor americano.   

Ao longo dos anos, a marca foi passando por evoluções até mudar de nome, em 2004, para reforçar ainda mais sua brasilidade: juntando o “Guabi”, que significa “alimento”, em Tupi Guarani, com o “Natural”, a essência da marca. Hoje, ela é uma referência dentro do segmento que fundou.  

“Quando a marca surgiu, a maioria dos tutores ainda desconhecia a importância de uma alimentação equilibrada para os seus animais de estimação. Naquela época, Guabi Natural já se preocupava em oferecer não só um alimento nutritivo, mas que também apresentasse ingredientes naturais e inclusão de carnes e ainda fosse conservado naturalmente. Foi o primeiro alimento para cães e gatos conservado naturalmente, com extrato de alecrim e vitamina E. É uma marca criada para atender tutores que acreditam que a natureza tem os melhores ingredientes para alimentar seus pets”, explica Mayara Andrade, médica-veterinária da BRF Pet.  

“Isso mostra o comprometimento que a empresa tem, desde a época da sua criação, de atender as expectativas dos consumidores e de trabalhar de uma forma técnica, disponibilizando no mercado uma solução nutricional bastante diferenciada e com qualidade”, completa o professor Dr. Aulus. 

Hoje, a marca conta com um portfólio que incluem opções de alimentos secos e úmidos, feitos com ingredientes naturais, sem adição de corantes e aromas artificiais, além de ser conservada naturalmente. A formulação – inovadora e exclusiva – foi desenvolvida por especialistas em nutrição para atender às especificidades de cada porte, fase de vida e outras necessidades de cães e gatos, como, por exemplo, a linha de Obesos, uma opção natural para cães adultos em tratamento de obesidade. Além disso, Guabi Natural conta com versões Cereais Integrais ou Grain Free. No caso da linha Grain Free, que foi desenvolvida com fonte alternativa de carboidrato, é uma excelente opção para pets que por escolha do tutor ou uma condição clínica, necessitem de um alimento livre de grãos.  

Todos os produtos de Guabi Natural podem ser encontrados em lojas especializadas em pets como: Cobasi, Petz, Petlove e petshops em todo o Brasil.  

Educação e parceria com médicos-veterinários 

A formulação – inovadora e exclusiva – de Guabi Natural foi desenvolvida por especialistas em nutrição e segue pautada no que há de mais novo dentro da nutrição para os animais, por isso, conta também com uma equipe multidisciplinar e a parceria com o laboratório da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Jaboticabal.   

“A parceria com Guabi Natural foi – e tem sido – de grande importância para a UNESP e muito inovadora para o Brasil. Se tratou do primeiro investimento grande e continuado de uma empresa de pet food brasileira com uma estrutura robusta e contínua de pesquisa e desenvolvimento, na área de nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos. A contribuição do laboratório e a parceria com a marca pode ser medida pela formação de mais de 70 pesquisadores, mestres, doutores e pós doutores, que concluíram mais de 32 teses de doutorado e 57 dissertações de mestrado, bem como oito programas de pós-doutoramento no laboratório”, explica Dr. Aulus, que também é coordenador do laboratório. 

Outro importante ponto de contato da marca com médicos-veterinários e estudantes da área é o Portal do Vet, a plataforma de conteúdo da BRF Pet desenvolvida exclusivamente para esse público. Nele é possível encontrar conteúdos relevantes para enriquecer ainda mais o dia a dia do médico veterinário, além de reunir uma série de benefícios para os profissionais mais engajados e parceiros, como a campanha de prescrição ‘Amo Pets’, onde cada prescrição de Guabi Natural vale pontos que são convertidos em prêmios.  

Responsabilidade social e sustentabilidade 

Ao longo dos anos, Guabi Natural também foi ampliando sua preocupação com a sustentabilidade ambiental, primando por processos fabris orientados para gerar o menor impacto ambiental possível.  Uma das iniciativas é a reciclagem de 100% do volume de suas embalagens, ou seja, para cada embalagem de Guabi Natural comercializada, a marca retira a mesma quantidade de embalagens do Meio Ambiente, através de uma parceria com a Eureciclo (empresa que atua no segmento de reciclagem e gestão de resíduos). A marca já contabiliza cerca de 130 toneladas de embalagens compensadas. 

Além disso, a fábrica também conta com ações para melhor gestão da água ao longo da produção, evitando o desperdício, com 100% da água utilizada no processo produtivo tratada e reutilizada. 

Outro forte compromisso é com o bem-estar dos animais e com a responsabilidade social, para isso, a marca mantém uma parceria exclusiva com o GAVAA, ONG que atua resgatando animais das ruas e encaminhando para adoção, alimentando pets que ainda não acharam um lar definitivo.  

“Essa parceria já possibilitou doar mais de 90 toneladas de alimentos para cães e gatos resgatados. Atualmente somos responsáveis pelas refeições de mais de 300 pets abandonados que estão sob cuidados da ONG à espera de adoção. Queremos nos conectar cada vez mais com tutores que buscam empresas e marcas que se preocupam com a saúde dos pets e com o futuro do planeta”, explica Denis Nakashima, Head de Marketing da BRF Pet.  

Comemoração tem como foco consumidores e parceiros da marca 

Para celebrar seus 20 anos, Guabi Natural está promovendo uma comunicação especial nos pontos de venda e também adesivou suas embalagens com um selo comemorativo. A campanha de aniversário também contou com o lançamento do filme-manifesto “Eu estava lá”, nos perfis da marca no Instagram e no Facebook (@guabinaturalbr), que traduz a história de parceria e segurança entre os tutores e Guabi Natural ao longo desses 20 anos. Através de uma locução que acompanha todo o filme, mostrando o alimento presente em muitas histórias e em cada momento, a marca mostra como consolidou um alimento que faz parte da vida dos tutores que acreditam que a natureza tem os melhores ingredientes para os seus pets.   

“Das mais de 80 histórias recebidas pela marca, 35 foram selecionadas para a campanha. No total, foram mais de mil fotos e vídeos de tutores com seus pets enviadas, todos consumidores de Guabi Natural”, conta Nakashima.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Written by