Você é uma das muitas pessoas que têm pets em casa? Se sim, o seu animalzinho é ou não peludo? Agora que as baixas temperaturas chegaram, fica o questionamento se os animais de estimação precisam ou não usar roupinhas de frio.
Uma especialista da área de veterinária esclareceu essa dúvida e deu algumas dicas para que o seu pet não fique doente.
Proteja seu animal de estimação no inverno
Segundo a profissional, tudo depende da situação. Os animais de pequeno porte e que têm os pelos curtos sentem mais frio e, por isso, as roupinhas poderão ser excelentes alternativas. As raças Chihuahua, Pinscher e Dachshund são ótimos exemplos.
Outra situação é para os cães considerados idosos. Isso porque a termorregulação deles poderá estar mais comprometida.
E quais são as raças que não devem usar roupas?
Da mesma forma que há raças que poderão usar as roupinhas, há aquelas que não devem de forma alguma.
Para ser mais específico, são citados os cães que são provenientes de lugares extremamente frios, como husky siberiano, chow-chow e spitz alemão.
Outro detalhe muito importante é a não utilização de roupas para os animais que são alérgicos, pois há tecidos que poderão causar irritações e coceiras.
Quais são os tecidos mais indicados?
Se você está com dúvida em relação ao tecido, o de algodão é o melhor de todos. Isso porque é excelente para o controle térmico. Já os tecidos de couro ou sintéticos deverão ser a última opção, pois poderão deixar o animal úmido e colaborar para a proliferação de bactérias.
Caso o seu animal passe por algum procedimento operatório, as roupinhas são fundamentais para o processo de recuperação. Isso porque elas irão ser peças fundamentais para que o pet não acesse a lesão ou incisão.
Por fim, e o mais importante de tudo, é entender se o seu animal gosta ou não das roupinhas. Afinal, não adianta você comprar e ele não se adaptar a elas.