Quem possui um gato em casa com certeza já se perguntou isso quando viu seu gato brincar com criaturas pequenas, como pássaros e ratos por um longo tempo antes de matá-las.
Muitos podem pensar que esse é um comportamento normal dos gatinhos, enquanto outros veem eles como verdadeiros assassinos de quatro patas.
Mas, a explicação por trás desse comportamento pode ser entendida se considerarmos a origem dos gatos domésticos.
Por que os gatos brincam com suas presas?
Há cerca de 8.000 anos, no Egito, os gatos começaram a viver ao lado dos humanos. Na época, eles foram atraídos até as cidades em busca de roedores, mas acabaram conquistando as pessoas que os mantinham por perto para controlar a quantidade de ratos nas cidades.
No entanto, segundo a cientista Martina Cecchetti, que estuda o comportamento de gatos na Universidades de Exeter, os gatos só passaram a ser domesticados de verdade há cerca de 200 anos atrás.
Como essa é uma distância de tempo curta, os gatos de hoje ainda possuem muitos instintos da época em que eles precisavam caçar para sobreviver. E esses instintos podem explicar por que os gatos brincam com suas presas.
O primeiro motivo disso está no fato do gato querer saber se a presa que eles vão caçar é saudável. Animais em bom estado de saúde costumam ser mais rápidos ao responder às brincadeiras do gato e, muitas vezes, tentam correr para sair da situação.
Outro motivo por trás dos gatos brincarem com suas presas é o fato deles quererem cansar a presa. Ao brincar por muito tempo com um rato ou pássaro, o pequeno animal vai se cansar e não conseguirá ter energia para se defender do gato. Isso permite que os gatos consigam seu alimento sem ter nenhum machucado causado pela vítima.
Por que os gatos abandonam suas presas?
Outro comportamento curioso dos gatos é que muitas vezes, após passar um bom tempo caçando, eles simplesmente largam a presa em um lugar qualquer.
Para alguns, isso mostra que os gatos gostam de simplesmente matar suas presas, sem motivo aparente. Mas, na verdade, esse comportamento também pode ser algo instintivo.
Os gatos têm o instinto de sempre caçar quando tem oportunidade. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã, e esses felinos querem garantir que vão ter comida nos próximos dias. Por isso, às vezes eles caçam e deixam a presa em um lugar para depois, quando estiver com fome, poder voltar para se alimentar.
O que fazer para o gato parar de caçar?
Apesar dos gatos brincarem com suas presas ser algo meramente instintivo, é interessante que os donos de gatos tentem ao máximo evitar que o felino saia a caça.
Um estudo publicado na Nature mostrou que os felinos podem causar diversos danos e desequilíbrios ambientais devido a sua caça desenfreada. O estudo estima que os gatos matam bilhões de pássaros e pequenos mamíferos todos os anos somente no Brasil.
Por isso, para evitar esse cenário, os donos de gatos podem aplicar algumas práticas simples no dia a dia, como oferecer dietas ricas em carne de alta qualidade, que fazem o felino não sentir necessidade de sair para caçar.
Cecchetti diz que “gatos domésticos são carnívoros obrigatórios”. Sendo assim, é importante adicionar carne à sua dieta para que eles recebam os nutrientes necessários ao longo do dia.