O envelhecimento é um processo natural e complexo que pode afetar a capacidade do organismo de manter vários processos metabólicos. Há uma série de sinais a serem observados para identificar se um cão é idoso.
O processo de envelhecimento em cães é gradual e pode, por vezes, passar despercebido pelos seus tutores. Há uma série de sinais a serem observados para identificar se um cão é idoso, bem como diversas mudanças que os cães em envelhecimento experimentam à medida que envelhecem.
Cães idosos
O envelhecimento é um processo biológico natural e complexo que pode afetar a capacidade do organismo de manter vários processos metabólicos e aumentar a susceptibilidade à doenças. Por mais inevitável que seja, existem maneiras de desacelerar o processo ou, pelo menos, evitar a aceleração. O principal é prevenir ou retardar o surgimento da doença sempre que possível, identificá-la na primeira oportunidade se ela ocorrer e tratá-la vigorosamente para preservar a saúde do cão o maior tempo possível. A medicina preventiva é a abordagem preferida.
Quando um cão é considerado idoso?
A idade é um número, não uma condição. A maturidade e a senioridade são conceitos arbitrários definidos com base na expectativa de vida. Um cão é considerado maduro quando atinge a metade da expectativa de vida e é idoso quando já viveu três quartos dessa expectativa de vida. Naturalmente, cães de tamanhos diferentes não envelhecem da mesma maneira ou na mesma proporção. Raças pequenas têm uma expectativa de vida mais longa do que raças grandes, portanto um cão pequeno envelhece mais lentamente.
Por outro lado, os cães grandes demoram mais para crescer até a idade adulta e envelhecem mais rapidamente. Isso significa que eles claramente não têm as mesmas necessidades.
Consequências do envelhecimento para o corpo
O envelhecimento é um processo natural que afeta todo o corpo. Nenhum sistema de órgãos é poupado. Dito isso, a suscetibilidade individual ou a predisposição de um órgão contribuirá para o desenvolvimento de uma doença. O principal é entender o processo de envelhecimento para retardar seus efeitos.
Aumento de depósitos de gordura
Os cães tendem a engordar à medida que envelhecem. O animal acumula seus depósitos de gordura às custas da massa muscular. Quando muita massa muscular é perdida, a mobilidade do animal será afetada, levando-o a gastar menos energia. Como resultado, o cão ganha mais peso, perde mais massa muscular e assim por diante. Com isso, é vital monitorar a condição corpórea do animal para impedir o ganho de peso e a perda de massa muscular. Também é essencial tratar qualquer dor que o cão possa ter e que possa impedi-lo de se exercitar.
Fonte: Royal Canin