De acordo com informações da Câmara Municipal de Curitiba, todos os animais domésticos castrados na capital paranaense poderão receber um atestado do procedimento cirúrgico, já que a castração nem sempre pode ser identificada a olho nu. A obrigatoriedade da emissão do documento está prevista em um projeto em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba.
De acordo com proposta, para que seja possível obter absoluta certeza sobre a castração, eventualmente, será necessário a realização de novo procedimento anestésico para que um médico veterinário ateste a real esterilização do animal.
O atestado deve informar ainda, nome, espécie, sexo, raça, pelagem, porte, cor, além de uma foto colorida do animal. O documento deverá ser carimbado, com o número de registro junto ao respectivo Conselho de Medicina Veterinária, e assinado pelo médico veterinário responsável pelo procedimento.
O projeto deve receber uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Casa para, então, seguir às comissões temáticas.