Da redação
Além de dias e noites mais frios, o inverno traz com ele a possibilidade de cães e gatos sofrerem com algumas doenças mais comuns à estação mais fria do ano – a Traqueobronquite e a Rinotraqueite.
De acordo com o nosso parceiro, André Richter, médico veterinário e pesquisador da Universidade Federal do Paraná, algumas raças são mais suscetíveis a esses problemas respiratórios, como as braquicefálicas, aquelas que não têm focinhos, mas os cuidados preventivos devem ser para todos os animais. “Cães e gatos braquicefálicos são mais vulneráveis a essas doenças do inverno pelo fato de não terem umidificação correta nas vias nasais, e, assim, não conseguirem segurar os agentes agressores que vão direto para o sistema respiratório dos animais. Mas, as medidas preventivas dessas doenças devem ser para todos os animais, braquicefálicos ou não”, ressalta.
Ricther explica que a Traqueobronquite é uma inflamação na base da Traqueia, que se dá antes de chegar a
nos brônquios, inflamando a Traqueia, provocando uma tosse excessiva ao animal, que inclusive, estimula o vômito. “A Traqueobronquite precisa ser tratada com antibióticos para bactérias Gram Positivas, aquelas que usam oxigênio, geralmente por 7 dias”, esclarece.
Já a Rinotraqueite é uma doença crônica, associada à inflamação na Traqueia, causada por fungos ou bactérias resistentes que causam inflamação dos seios nasais.”O tratamento também é feito com antibiótico para bactérias Gram Positivas, porém de uso contínuo, ou seja, sendo repetido a cada 3 dias para não correr o risco de voltar”, considera.
A prevenção dessas doenças é importante e pode ser vital para o seu animalzinho. Afinal, elas começam na Traqueia e tomam conta do sistema respiratório inteiro, causando Pneumonia, e Pneumonia pode levar o seu bichinho à óbito.
Portanto, siga alguns cuidados para manter a saúde do seu pet em dia neste inverno.
1 – Não passear com o animal na rua nem em dias de muito frio, nem em dias de muito calor;
2 – Mantenha o animal sempre bem hidratado, leve água para eles durante o passeio;
3 – Use sprays de umidificação com sorinho no focinho, claro, de maneira leve e sem exageros;
4 – Mantenha as vias nasais limpas com antifúngicos. Para isso, procure o seu veterinário de confiança;
5 – Se você tem um braquicefálico em casa e dorme com ele no quarto com aquecedor ligado, use umidificador, tanto para clima muito frio quanto dias de muito calor.
Seu amigão vai lhe agradecer!