[ editar artigo]

Oito dicas para dar vermífugo da forma correta para cães e gatos

Oito dicas para dar vermífugo da forma correta para cães e gatos

O Sacada Pet de hoje traz oito dicas para você dar vermífugo da forma correta para cães e gatos.

1 - Sempre tome o cuidado de fornecer ao seu animalzinho de estimação o vermífugo correto e que mais atende suas necessidades. Verifique sempre na embalagem se o medicamento é recomendado para a especie animal que você irá vermifugar, ou seja: se é para cão ou gato.

2 - Jamais forneça antiparasitários que não correspondem à espécie do seu pet. Um vermífugo para gatos não pode ser dado para cães e vice versa, ao contrário, você poderá colocar em risco a saúde de seu animal de estimação.

3 - Sempre recomendo que sejam feitas pelo menos três aplicações anuais em seus pets. No entanto, isso não é uma regra. Você poderá alterar o cronograma de aplicação de acordo com a necessidade do seu cachorro ou gato.

4 - É possível que mais aplicações possam ser realizadas durante o ano chegando a quatro ou mais. Mas, lembre: esta deve ser uma decisão a ser discutida com o seu medico veterinário.

5 - Sempre procure fazer o vermífugo em todos os animais que você tenha. Se você tiver cães e gatos procure fazer o vermífugo em ambos para evitar possível infecção entre eles.

6 - Mantenha o vermífugo do seu pet sempre em dia, evitando que ele possa adoecer e, até colocar sua família em risco, já que é possível que alguns parasitas sejam transmitidos para os humanos.

7 - Procure sempre formulações de vermífugos para cães e gatos que sejam compostos, que contenham mais de um único princípio ativo em suas composições. Este cuidado é importante evita que você erre na aplicação. Estes vermífugos contém nas embalagens a palavra plus - uma maneira simples de identificar os medicamentos compostos por mais de um princípio. 

8 -Por fim, leve seu pet regularmente ao veterinário e evite  longos períodos sem vermifugá-los.

Veja outras orientações do médico veterinário David Filinto da Silva, sobre este assunto em mais um capítulo da Sacada Pet aqui no Canal de Estimação.

 

Canal de Estimação
Ler matéria completa
Indicados para você