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Mercado Pet: Brasil é o terceiro país que mais fatura no mundo

Mercado Pet: Brasil é o terceiro país que mais fatura no mundo

O mercado voltado para animais de estimação tem mostrado seu potencial a cada ano em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o segmento movimenta 69,51 bilhões de dólares, conforme divulgado pela American Pet Products Association.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação - AbinPet, o Brasil apresentou faturamento de 20,3 bilhões de reais, o equivalente a um crescimento de 7,9% com relação ao ano anterior, quando a movimentação foi de 18,9 bilhões.

Mercado pet brasileiro é o terceiro maior no ranking mundial

O Brasil aparece como o terceiro com o maior faturamento no setor, atrás apenas dos Estados Unidos e Reino Unido. No mercado, as áreas com maior destaque são as de PetFood (68,6%) e de PetServ (15,8%) – serviços voltados especialmente aos bichos. A área de saúde para os animais também aparece em destaque nos indicativos, na pesquisa, o PetVet respondeu a 7,9% do faturamento nacional no setor. Para 2019, estima-se faturamento acima de R$ 22 bilhões, conforme projeções da Euromonitor.

Nacionalmente, a população nacional de bichos é expressiva, são aproximadamente 132,4 milhões de animais de estimação, entre 52,2 milhões de cães, 22,1 milhões de gatos, 37,9 milhões de aves, entre outros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Criatividade e inovação impulsionam outros mercados

Para manter diferenciais neste segmento amplamente competitivo é preciso acompanhar as novas abordagens de produtos e serviços que não param de chegar.

As inovações são das mais variadas possíveis, desde padarias especializadas até produtos personalizados exclusivamente para os pets.

A criatividade no setor o torna ainda mais atraente para o consumo, aumentando o potencial de mercado. No entanto, este sucesso não se restringe ao mercado pet. Ele pulveriza em vários outros setores.

Motivados pelos números da categoria, desenvolvedores brasileiros uniram a tecnologia ao cenário animal, e apostaram em um aplicativo para facilitar a rotina de médicos veterinários, como fez Bruno Ducatti,  especialista em tecnologia, desenvolvedor de novos negócios do segmento digital e co-fundador do Vet Smart. "São dois aplicativos, um voltado a cães e gatos, e outro a bovinos e equinos. No país, atualmente, as ferramentas são consideradas a principal solução tecnológica de apoio a tomada de decisão clínica e emergência e médicos veterinários", justifica.

Assim como a tecnologia mobile, o mercado pet é um dos nichos mais promissores do Brasil, acrescenta o especialista. "O aplicativo é mais que um bulário veterinário. Nele tem informações técnicas e atualizadas de milhares de produtos que fazem parte da rotina do médico veterinário. Além disso, disponibiliza outras ferramentas na plataforma, como transmissão de palestras de professores renomados, biblioteca de doenças e raças, e as calculadoras – que são 12, entre elas: idade do animal, gestação, necessidade energética diária – que auxiliam o especialista no atendimento", descreve Ducatti, co-fundador do app.

Além de facilidades advindas com a tecnologia, com a boa prospecção do setor pet outras atividades surgiram nos últimos anos. Entre as atividades criativas que estão em ascensão no setor, pode-se citar serviços como pet sitter, táxi pet e atendimentos de hospedagem especializado para cães e gatos.

 

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