[ editar artigo]

Governo Digital lança Pet Amigo: serviço de cadastro de animais no Paraná

Governo Digital lança Pet Amigo: serviço de cadastro de animais no Paraná

O Governo Digital passa a oferecer gratuitamente um novo serviço para quem tem animais de estimação no Paraná:Pet Amigo – cadastro estadual de animais. Na plataforma, principal portal de acesso aos serviços do Estado, está disponível o formulário para registrar o animal. Podem ser cadastrados gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

O serviço foi lançado no dia 2 de dezembro último no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, pela ex-governadora Cida Borghetti. “Agora, todas as informações sobre os animais de estimação vão estar reunidas em um único lugar, o que ajudará também no reconhecimento daqueles que se perderam dos tutores, facilitando a volta deles ao lar”, disse a governadora. “O Paraná mostra mais uma vez que está na vanguarda, com ferramentas modernas e inovadoras”, acrescentou.

De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o registro formará um grande banco de dados com os animais sob tutela de humanos no Paraná. “Podem ser inseridos informações como nome, raça e idade e fotos com características que identifiquem o animal, como manchas, cicatrizes, etc” afirmou.

Também está disponível o campo para o número do chip eletrônico, vendido por clínicas veterinárias. Esse dispositivo, implantado sob a pele do animal, contém informações sobre procedência e um número de identificação. Nesse caso, quem encontrar o bicho pode levá-lo a uma clínica veterinária ou petshop que tenha equipamento para ler os dados do chip.

Para a advogada Gabriela Berger, o serviço vai facilitar ainda mais a busca por pets perdidos. “Quando saio na rua percebo que várias pessoas colocam cartazes em postes de luz porque perderam algum animal. Agora, vai ficar muito mais fácil encontrá-los porque as informações ficarão unificadas”, disse. “Para Curitiba, onde a maioria da população tem animais, essa ferramenta é bem importante”, acrescentou.

Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.

Canal de Estimação
Canal de Estimação
Canal de Estimação Seguir

Informações para lhe manter bem informado e seu pet mais bem cuidado.

Ler matéria completa
Indicados para você