[ editar artigo]

Gatos são o reflexo de seus donos, aponta pesquisa

Gatos são o reflexo de seus donos, aponta pesquisa

Os gatos são animais com fama de serem egoístas, independentes e com uma forte personalidade. Não é difícil encontrarmos tutores que dizem que seus gatos ignoram totalmente a vontade dos donos ou que o animal “não o ama”. O que a maioria das pessoas não sabe é que os gatos, na maioria das vezes, são o espelho de seus donos.

Um estudo sobre o assunto foi publicado na revista científica PLOS One, e Lauren Finka, uma das pesquisadoras, acredita que isso aconteça pelo fato de, hoje em dia, as pessoas tratarem seus animais de estimação como membros da família. Mais de 3 mil gatos foram utilizados na pesquisa e concluiu-se que, com a proximidade entre humanos e gatos, nossa personalidade acaba influenciando os felinos.

Diversas perguntas foram feitas para os tutores desses animais, seguindo um sistema de medição que avalia as características da personalidade humana, tais como extroversão, neuroticismo, agradabilidade, conscienciosidade e abertura para experiências.

Com a pesquisa, notou-se que os tutores com um nível elevado de neuroticismo possuíam gatos com problemas comportamentais, como agressividade, ansiedade, medo, estresse e até mesmo excesso de peso. Já no caso de tutores extrovertidos, os gatos gostavam de aproveitar sua liberdade do lado de fora de suas casas.

A pesquisa, que deverá ser aprofundada daqui há algum tempo, não explica como exatamente essa influência humana afeta os pets, mas conseguiu provar que apesar de tentarmos sempre oferecer o melhor tratamento para os animais, é preciso de cautela. As ações e personalidade dos tutores podem afetar os gatos tanto de forma negativa quanto positiva.

Segundo Lauren Finka, os felinos nem sempre acham fácil a tarefa de serem animais domésticos, por isso é importante que os humanos tenham consciência de como podem afetar os animais.

Então, a partir de hoje, se você é do tipo que reclama do seu gato, fique atento! Quem sabe seja a hora de repensar sua forma de agir, pois seu pet pode estar sendo apenas o seu reflexo e, principalmente, sofrendo com isso!

As informações são do Portal Dr. Curioso


Gostou? Não gostou? Concorda? Não concorda?

Deixe aqui a sua opinião. Ela é muito importante para melhorarmos cada vez mais a nossa comunidade! 

Canal de Estimação
Canal de Estimação
Canal de Estimação Seguir

Informações para lhe manter bem informado e seu pet mais bem cuidado.

Ler matéria completa
Indicados para você