[ editar artigo]

7 dicas para o filhote não chorar nos primeiros dias na casa nova

7 dicas para o filhote não chorar nos primeiros dias na casa nova

Seu filhote está chorando ao ficar sozinho ou chorando o dia todo?

Primeiramente, saiba que isso pode ser um comportamento natural nos primeiros dias de adaptação ao novo lar.

Por serem muito novinhos ou por terem sido retirados de suas mães, algumas vezes precocemente, eles se sentem desamparados. Por isso, os tutores devem ter muito amor, carinho e, sobretudo, paciência. Afinal, eles deixaram para trás tudo o que lhes era familiar: a mãe, irmãos e o ambiente onde nasceram.

Veja alguns cuidados que você deve ter nos primeiros dias em que o seu filhotinho chega em casa

  1.  Antes de levar um animalzinho para casa, saiba que a sua rotina vai mudar, principalmente quando o assunto é sono, pois, é normal que os filhotes chorem muito durante à noite ou quando ficam sozinhos em casa.
  2. Assim como os nossos bebês os filhotes, enquanto são muito jovens, têm grandes períodos de sono e em muitas vez acabam acordando somente para comer ou mamar e logo após retornam ao sono, então, outro fator importante é alimentá-lo corretamente, conforme as orientações do veterinário.
  3. Mantenha o filhotinho em um local calmo e tranquilo, longe do frio ou calor excessivo.
  4. Coloque alguns objetos ou brinquedos para que fique junto com ele em sua caminha, isso dará a impressão que ele ainda pode estar junto de sua família.
  5. É possível, ainda, colocar bolsas térmicas com água morna para que se aqueça durante a noite. No entanto, tenha cuidado com esta técnica para não queimar a pele do filhote. Sempre coloque uma toalha ou um pano entorno desta bolsa térmica.
  6. Você também pode fazer uso de sons para acalmar o filhotinho. Essa é uma técnica que está sendo estudada e tem apresentado alguns resultados. Você pode colocar um rádio perto de onde o filhote dorme e deixá-lo com barulho de chiado, esse chiado lembra o filhote quando estava na barrigada da mãe. Se for fazer uso dessa técnica, lembre que a audição do pet é mais sensível do que a nossa, logo, mantenha o volume baixo, o suficiente para acalmar o filhotinho.
  7. Seja firme e, mesmo que ele fique chorando,  não se desespere e não retire o filhotinho do local onde ele terá que dormir. Logo ele aprenderá a dormir sozinho com tranquilidade.

Com o passar dos dias e com o desenvolvimento do filhotinho, essas dicas não serão mais necessárias, pois ele já estará mais familiarizado com você e com a sua nova casa, começando, assim, uma nova fase de adaptação onde ele dependerá e estará totalmente ligado à você. Portanto, muito amor, carinho, respeito e responsabilidade.

Veja outras orientações do médico veterinário David Filinto da Silva, sobre este assunto neste quarto capítulo da Sacada Pet aqui no Canal de Estimação.

 

Canal de Estimação
Ler matéria completa
Indicados para você