[ editar artigo]

Dia Mundial do Doador de Sangue: campanha incentiva a doação de sangue para pets

Dia Mundial do Doador de Sangue: campanha  incentiva a doação de sangue para pets

Assim como os humanos, os pets também sofrem com a escassez de bolsas de sangue, já que no Brasil, o número de doadores ainda está muito abaixo do necessário para suprir a demanda. 

Pensando nisso, neste Dia Mundial do Doador de Sangue, o CIEV – Centro Integrado de Especialidades Veterinárias,  promove uma campanha para incentivar a doação de sangue para cães e gatos.

Amor em Doar

A campanha intitulada Amor em Doar tem como objetivo conscientizar tutores sobre a importância da doação de sangue animal e mudar o cenário de muitos bancos de sangue que estão com o estoque zerado.

De acordo com o médico veterinário do CIEV, Edgar Carvalho, a causa não traz nenhum risco para o pet e leva esperança de vida para um outro animal que precisa da transfusão de sangue. “É preciso se colocar do outro lado e imaginar que poderia ser o nosso pet precisando dessa mão amiga. As pessoas precisam se conscientizar e abandonar o receio da doação, já que os animais doadores não sofrem ou são prejudicados”, explica o médico veterinário.

Assim como em humanos, muitas doenças em cães e gatos levam à necessidade de transfusão de sangue. As situações mais comuns são: cirurgias, atropelamentos, doenças causadas pelo carrapato, doenças renais ou infecciosas, entre outras.

Perfil do pet doador de sangue

Para doar sangue e ajudar a salvar a vida de outros animais, cães e gatos precisam atender alguns pré-requisitos, como:

  • pesar acima de 25kg (cães) e 4kg (gatos);
  • ter entre 1 e 8 anos de idade;
  • estar com a vacinação e vermifugação em dia,
  • ser dócil e saudável.

Além da atitude nobre, os bichinhos doadores também possuem vantagens, já que, por meio do sangue retirado, garantem um diagnóstico completo por exames que avaliam a saúde do pet, entre eles, o hemograma, testes para doenças transmitidas por carrapato, leishmaniose e FIV , conhecida popularmente como a AIDS felina.

Serviço:

Campanha Amor em Doar

Datas: 14/06 (sexta) das 9h às 17h.

             15/06 (sábado) das 9h às 12h.

Local: CIEV – hospital veterinário 24h - Rua André Zanetti, 144, no bairro Vista Alegre, em Curitiba.

O processo é gratuito e dura em torno de 15 minutos. Em cada doação são retirados, em média, 450 ml de sangue nos cães e de 20 a 40 ml de sangue nos gatos.


Saiba mais em www.ciev.vet.br

 

Canal de Estimação
Pauline Machado
Pauline Machado Seguir

Diretora Editorial do Canal de Estimação e apresentadora do Programa de Estimação, exibido pelo RIC Play - plataforma digital do Portal de Notícias do Grupo RIC | Rede Record do Paraná. Há 14 anos desenvolve ações em prol dos animais.

Ler matéria completa
Indicados para você