[ editar artigo]

Dia do Amigo também é comemorado entre humanos e seus pets

Dia do Amigo também é comemorado entre humanos e seus pets

Da Redação

20 de julho é comemorado o Dia do Amigo, e não é de hoje que muitos humanos também comemoram a data com seus amigos pets que, cada vez mais, são reconhecidos como membros da família, embora os cães sempre tenham sido considerados os melhores amigos do homem.

É tanto que um estudo, realizado recentemente pela Mars Petcare, detentora das marcas Royal Canin, Pedrigree e Whiskas, com 1.000 tutores de cães e 1.000 tutores de gatos revelou que a influência dos animais na vida dos humanos é tanta que influencia, inclusive, na rotina de seus tutores e que o impacto positivo dessa interação com os animais é pets é gigantesco.

De acordo com os participantes do levantamento que dividem suas vidas com cães disseram que a convivência com o pet estimulou a prática de exercícios físicos, enquanto os que vivem com . Já os tutores gatos atribuem aos pequenos felinos a redução do nível de stress e revelaram que dividem com eles seus pensamentos e segredos mais íntimos.

A pesquisa apontou, também, que 2/3 dos entrevistados confirmaram que seus bichinhos são incluídos em seu planejamento de vida, mais de 1/5 os levam junto nas férias, mais de 1/3 relataram comprar presentes para eles em aniversários e datas comemorativas e 1/4 faz suas refeições na companhia de seus pets.

A comprovação dessa conexão emocional dos brasileiros com animais de estimação, foi constatada após a realização de uma pesquisa inédita realizada pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Centro de Pesquisa Waltham – a principal autoridade científica mundial em bem-estar e nutrição de pets – e o Professor Doutor Ricardo Dias, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP). Este aspecto foi evidenciado pela intenção de 100% dos entrevistados que não possuem pets em ter um, sendo que 90% deles pretendem adquirir ou adotar um cão e 20% um gato.

Estudos afirmam que compartilhar bons e maus momentos da vida com um animal de estimação pode ajudar as pessoas a se manterem mais felizes e saudáveis. Observa-se, ainda, que pessoas com animais de estimação têm respostas fisiológicas mais saudáveis ao estresse, incluindo frequência cardíaca e pressão sanguínea mais baixas.

Embora essa relação traga muitos benefícios para ambas as partes, é importante avaliar com calma e responsabilidade antes de levar um animal pra casa. Lembre-se que é uma vida e que, assim como a nossa, deve ser bem cuidada e respeitada pela família que o acolher. 

Canal de Estimação
Canal de Estimação
Canal de Estimação Seguir

Informações para lhe manter bem informado e seu pet mais bem cuidado.

Ler matéria completa
Indicados para você