[ editar artigo]

Devo misturar comida caseira com ração para os gatos?

Devo misturar comida caseira com ração para os gatos?

Muitas pessoas perguntam se é saudável dar iscas de peixes, sardinhas, fígado ou qualquer outro tipo de carne aos felinos, ainda que misturados com a ração.

Em geral, os felinos são sensíveis à várias substâncias que podem gerar alergias ou até intoxicações, como por exemplo, a teobromina, que tem ingredientes que impedem a absorção de cálcio no organismo, ressalta a médica veterinária Raquel Madi.

Por isso, se você quer realmente preparar comidas em casa para o seu gato, é importante consultar um veterinário e perguntar o que é mais recomendado para ele, assegura a veterinária.

A veterinária Anabella Mira, acrescenta que, se a ração for de boa qualidade não é necessário suplementar a alimentação de seu gato, e que, caso queira apenas agradá-lo, pode fornecer petiscos disponíveis comercialmente, específicos para eles. “Além disso, ao fornecer carnes cruas ou mal passadas ao seu gato, ele corre o risco de adquirir toxoplasmose, assim como também cães e humanos”, alerta.

Canal de Estimação
Pauline Machado
Pauline Machado Seguir

Jornalista, apresentadora do programa Canal de Estimação na rádio (RIC Mais Pets). Há 14 anos desenvolve ações em prol dos animais. Criadora do projeto Paz Também Para os Animais.

Ler matéria completa
Indicados para você