A ideia de suprir as necessidades dos moradores dentro dos próprios condomínios cresce cada vez mais no mercado imobiliário. O movimento teve início com o aumento do número de academias, espaços gourmet e espaços kids, que garantem uma estrutura completa nos chamados “condomínios clube”. Nos últimos anos, os ambientes elaborados para os pets também embarcaram nessa tendência.
Entre brinquedos, gramados e bancadas para banho e tosa, os espaços pet estão cada vez mais presentes nos projetos de lançamentos imobiliários. Da mesma forma que as empresas que gerenciam mercados compactos nos complexos habitacionais tiveram uma expansão rápida, as construtoras aderem às áreas elaboradas especialmente para os moradores de quatro patas para conquistar os clientes ao oferecer a praticidade na rotina dos tutores.
“Se analisarmos a realidade em que esse público se encontra, com famílias cada vez menores, com o crescimento do número de pets e os centro urbanos cada vez menos arborizados, é natural o entendimento sobre a necessidade desses espaços voltados para os animais de estimação”, observa Jean Michel Galiano, conselheiro da Apolar Imóveis, uma das maiores redes imobiliárias do sul do país.
O último Censo Pet IPB, levantamento anual da população de animais de estimação, realizado pelo Instituto Pet Brasil, revela que o Brasil tem 149,6 milhões de animais de estimação. Com o aumento desse número, o setor econômico voltado a esse nicho também cresce. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país tem o terceiro maior faturamento global dessa indústria, com 4,95% de participação.
Nesse cenário, de acordo com Galiano, a procura também é crescente no setor de locação e compra de apartamentos. “Hoje, os lançamentos que contam com espaço pet são muito procurados. Devido à segurança e à comodidade de poder passear com o pet no próprio condomínio, seguindo a tendência do crescimento de público desse segmento, esse tipo de imóvel será cada vez mais valorizado”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa.