No dia 4 de abril é celebrado o Dia Mundial dos Animais de Rua, que tem como propósito conscientizar a população e reduzir a quantidade de animais abandonados nas ruas. Essa é uma causa compartilhada entre muitas pessoas e até mesmo empresas, como é o caso da Yooper, agência paulista de Marketing Digital que desenvolveu um programa de auxílio para incentivar a adoção dos peludos.
Yoopet é um benefício oferecido aos colaboradores por três meses quando eles adotam um bichinho de estimação. Com R$ 200 mensais, os tutores podem cobrir os primeiros gastos que costumam vir com a chegada do novo membro da família. É o que aconteceu com a analista de redes sociais Katharine Sena.
“Adotei o Fred, um shih-tzu de três anos, em agosto do ano passado. Encontrei ele no condomínio onde moro e cheguei a procurar o dono, que disse que não o queria mais, o que me leva a concluir que ele foi abandonado. Como moro em apartamento, adotar um pet é complicado por conta do espaço, mas ele mudou minha vida. E o auxílio financeiro nos primeiros meses foi super importante, porque, como estava recentemente na rua, precisou de veterinário, vacina, remédios, banho, etc.” conta a profissional.
O benefício é apenas uma das ações da agência para apoiar a causa animal. É garantido ao time, por exemplo, a dispensa do trabalho em caso de emergências, acompanhamento em consultas veterinárias e outros cuidados necessários. É um posicionamento que afeta boa parte do quadro de funcionários, visto que 79 pessoas da equipe são tutores de pets, o que corresponde a 83% do total da empresa.
“Os pets são grandes companheiros. Sabemos que muitos bichinhos transformam vidas e tem um elo inquebrável com seus donos. Realmente se tornam família”, valoriza Kira Capaverde, Head de Gente & Gestão.
Além desse tipo de postura em relação aos colaboradores, a Yooper também participa ativamente do ativismo animal ao apoiar ONGs e eventos de adoção, e promover campanhas solidárias ao longo do ano todo. “Conseguimos apoiar, por exemplo, brechós cuja verba se converte em ração, caminhas para pet e outros itens. É muito bonito ver o resultado de um movimento que se inicia no nosso time. Esses dias, tivemos uma rifa e o dinheiro arrecadado será enviado ao Instituto AdoteDog”, comenta Kira.
O objetivo da agência ao realizar todas essas movimentações é consolidar seu compromisso com a responsabilidade socioambiental, a sustentabilidade e a ética. Além disso, o cuidado e o reconhecimento da importância dos animais de estimação da equipe refletem em produtividade e conexão.
“A presença dos pets na vida de nossos colaboradores não só enriquece o ambiente profissional como também inspira iniciativas que reforçam nossa convicção de impactar positivamente o mundo ao nosso redor”, indica Kira. “Sabemos que levantar bandeiras é transformar na prática e, por isso, nos movemos para criar um ambiente de trabalho único, levando o que fazemos aqui para além das paredes da agência ou do mundo digital”.
O propósito é firmado na relação com a equipe e com parceiros, que também são envolvidos em ações sustentáveis, sem testes em animais. Assim, com cada medida tomada, a proteção dos animais se tornou parte da própria identidade da Yooper, que segue expandindo suas ações para impactar o mundo.
A tutora do Fred pode confirmar. “Acredito que a causa animal dentro da agência não só muda a vida dos colaboradores, mas a vida de muitos animais. É mais do que uma causa, é um ensinamento de amor e cuidado”, conclui Katharine.
Sobre a Yooper
A Yooper é uma agência de marketing digital especializada em performance e sediada em São Paulo. Fundada por Leandro Gorzoni em 2011, atende grandes empresas como Stanley, Lupo, Arezzo e Embelleze. Desde 2015, é Google Partner Premier, reconhecida como um dos parceiros mais relevantes da multinacional. Pelo quarto ano consecutivo, foi reconhecida pelo Great Place to Work 2023 como uma das melhores agências para trabalhar no país e defende as bandeiras do empoderamento feminino, LGBTQIA+ e a causa animal.