O consumidor está cada vez mais exigente, inclusive na busca por produtos para os seus animais de estimação. E assim como os pontos de venda (PDV) com produtos para nós, humanos, vem ganhando novas formas, com o uso de Inteligência Artificial (IA), não seria diferente para o mundo dos pets. Biofresh, marca de pet food Super Premium Natural da BRF Pet mais tecnológica e inovadora do mercado, vem apostando em tecnologia não só no seu processo produtivo, como também para apresentar aos consumidores os benefícios e produtos da marca. Através de um projeto inédito e inovador no varejo pet brasileiro, focado em novas experiências digitais no PDV, a marca acaba de lançar o “TaPET”, um tapete digital que leva o cliente de pet shops a percorrer, de forma lúdica e criativa, uma experiência virtual criada a partir de IA. É a primeira vez que uma empresa de pet food no Brasil usa essa tecnologia no PDV.
O projeto tem como objetivo trazer inovação, com o pioneirismo dessa proposta interativa com Inteligência Artificial no PDV, além de informação e diversão, explicando de uma forma interativa ao tutor sobre o que é uma categoria Super Premium Natural, quais os benefícios de Biofresh, etc. A aposta da marca vem não só dessa mudança no comportamento do consumidor – cada vez mais preocupado com a alimentação e saúde do seu pet, como também vai ao encontro de uma tendência mundial: o uso da tecnologia como forte aliada do marketing. Uma pesquisa da Salesforce, por exemplo, mostrou que 51% dos profissionais da área já usam Inteligência Artificial Generativa nos trabalhos cotidianos. E segundo a consultoria Deloitte, sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em IA este ano.
No caso da ação de Biofresh, que permite a interatividade dos tutores ao longo deste “Caminho da Compra” tecnológico, o TaPET funciona assim: o cliente entra na loja e passa por um “tapete” digital no chão. Nele, seleciona os ingredientes que gostaria de ter no alimento do seu pet, ou que foram indicados por médicos-veterinários, e coloca em uma cesta virtual. No fim, com o uso da Inteligência Artificial, aparecerá qual indicação de produto Biofresh possui a maior quantidade de ingredientes e/ou necessidades escolhidas, facilitando a decisão pelo produto que mais se adequa às necessidades do pet. A plataforma aborda conteúdos como: valores nutricionais, inclusão de ingredientes frescos e a importância de uma alimentação balanceada para o animal de estimação.
“É uma forma de auxiliar o tutor no seu momento de compra, criando ambientes que misturam o mundo digital e físico. O nosso objetivo é usar o que há de mais novo dentro da tecnologia para essa experiência de compra, tornando cada vez mais fácil e prazerosa a busca por alimentos saudáveis e nutritivos para os pets. A ação, aliás, reforça o DNA inovador de Biofresh, uma marca que já nasceu tecnológica – com o uso de tecnologias de ponta em todo o seu processo produtivo para trazer as melhores soluções em nutrição para os pets. Então, com o ponto de venda (PDV) não seria diferente”, explica Marina Mosconi Hussein, Gerente de Trade Marketing da BRF Pet.
A ação acontece de setembro a dezembro, em oito lojas participantes, em diferentes cidades. Cinco delas já com o TaPET em funcionamento: Casa do Produtor – Curitiba (PR); Pet Camp – Campinas e Dogs Day – São Caetano do Sul (SP); American Pet – Rio de Janeiro (RJ); e Polipet – São José dos Campos (SP). No início de outubro, recebem a ação: Agro Solo – Bauru (SP); além da Meyer – Porto Alegre (RS); e Agro Aves – Blumenau (SC).
“É uma forma de potencializar a comunicação visual e as mensagens que serão passadas aos consumidores nos PDVs. O TaPET nos aproxima dos nossos clientes e conecta a marca ao público em geral das lojas”, completa Marina.
Desenvolvida pela Pacer com o propósito inicial de agilizar o embarque nas aeronaves, a tecnologia passou por ajustes até se tornar o TaPET, lançado em parceria com a BRF Pet (dona de marcas como Biofresh, Guabi Natural, GranPlus e Balance). A solução, que já foi disruptiva na aviação e, agora, é pioneira no segmento pet, passou por ajustes na detecção e no tracking das pessoas, além do machine learning. Também foram incluídos cenários imersivos para criar uma interação durante a jornada do cliente e proporcionar uma experiência única ao consumidor.
Confira os endereços das lojas participantes:
Casa do Produtor – Rua Engenheiros Rebouças, 1826, Rebouças. Curitiba – PR
American Pet – Av das Américas, 14439, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ
Meyer – Av Bento Gonçalves, 2635, Partenon. Porto Alegre – RS
Agro Aves – R. São Paulo, 2070. Blumenau – SC
Polipet – Av. Jorge Zarur, 531 – Vila Ema. São José dos Campos – SP.
Pet Camp – Av. Marechal Carmona, 398 – Vila São Jorge. Campinas – SP
Agro Solo – Rua Marcondes Salgado, 913, Chácara Da Flores. Bauru – Sp
Dogs Day – Rua Visconde de Inhaúma, 65, Oswaldo Cruz. São Caetano do Sul – SP