Assim como escovar os dentes diariamente é um hábito diário dos humanos, limpar os dentes dos nossos pets também deveria ser uma rotina, como dar comida a eles ou levá-los para passear.
Mantendo o hábito de limpar os dentes do seu pet, você reduzirá consideravelmente não somente a probabilidade de incidência de inflamação nas gengivas ou dentes, mas, também o risco das bactérias entrarem na corrente sanguínea e contaminarem órgãos vitais como o coração, rins e fígado, o que pode levar o pet à óbito.
No entanto, é importante saber alguns detalhes sobre os cuidados com os dentes dos pets:
Alimentação: se você costuma dar comida enlatada para o seu doguinho, saiba que ele tem mais chances de ter problemas dentários do que os os que se alimentam de ração seca, devido ao acúmulo de comida. Os cachorros que mastigam materiais duros, como brinquedos, ossos e ração seca são menos propensos a ter cáries, pois o mastigar abrasivo ajuda a retirar a placa e a sujeira dos dentes.
Idade: cães com idades avançadas precisarão de uma atenção maior aos cuidados com seus dentes, pois, os problemas se acumulam naturalmente com o passar dos anos.
Raça e porte: algumas raças têm a mordida errada. Como consequência tendem a desenvolver mais acúmulo de placa nos dentes do que os cães mais novos. Para saber se o seu cãozinho tem a mordida errada, consulte o Médico Veterinário da sua confiança. Os cães de porte pequeno também são mais suscetíveis a terem problemas dentários desde cedo, o que requer mais atenção e cuidados com a escovação.
Escova e pasta de dente: Você não pode usar escovas de dentes para humanos e, muito menos a sua pasta de dente para escovar os dentes do seu amigão. Isso porque a nossa pasta de dente contém fluoreto que é tóxica para os cães. A melhor pasta de dente para o seu pet deverá ser de uso exclusivo para animais e recomendada pelo Médico Veterinário da sua confiança.
E se eu não conseguir escovar os dentes do meu cachorro?
Assim como você treina um filhote para que ele deixe que você corte as suas unhas, você deve treiná-lo para que ele deixe você escovar seus dentes.
Apesar de a maioria dos cães jovens não precisarem de uma limpeza regular dos dentes, é importante criar o hábito para que eles aceitem e se acostumem desde cedo com o uso da escova de dentes. Se este hábito é introduzido desde cedo no dia a dia deles, mais fácil será.
Se você for tentar escovar os dentes do seu cão pela primeira vez, você pode começar usando as chamadas escovas de dedo, usando uma gaze embrulhada no dedo e massageando a gengiva com cuidado.
Com o tempo seu amigão vai se acostumar com este exercício, e, então, será a hora de trocar a escova de dedo por uma escova apropriada.
Durante a limpeza, o ideal é fazer pequenas circunferências, abrangendo as extremidades de cima a baixo em cada lado.
É claro que para alguns doguinhos não será fácil, então, para esses casos, converse com o Médico Veterinário da sua confiança sobre os diversos produtos que existem no mercado que podem ajudar a combater doenças dentárias para cachorros que não deixam escovar os seus dentes.
Veja algumas opções:
Petiscos anti tártaros: podemos dizer que esses são os preferidos pelos doguinhos e, não costumam ter contraindicação. O combate ao tártaro acontece por meio da ação mecânica. No entanto, não são tão eficazes como outros produtos.
Brinquedos anti tártaros: os brinquedos agem de forma parecida aos petiscos, fazendo a limpeza mecanicamente. Na maioria das vezes são indicados para os cães jovens e com muita energia.
Solução bucal: essa é uma das opções mais práticas, pois, basta misturar a solução na água do seu cãozinho. Enquanto ele bebe água, se hidrata e ainda dá um trato nos dentinhos!
Spray antisséptico: ajuda na prevenção e no tratamento de infecções e, ainda combate o mau hálito, muitas vezes oriundo dos problemas odontológicos. No entanto, recomendamos, mais uma vez, ouvir as orientações do Médico Veterinário da sua confiança sobre como aplicar o spray, pois, alguns pets se assustam com o espirro do spray.