Mercado pet e aquicultura impulsionam vendas da Elanco

A aquisição do portfólio de saúde animal da Bayer, concluída em 2020, e investimentos em inovação representaram fatores essenciais para o resultado do primeiro trimestre da Elanco Saúde Animal, multinacional americana que ocupa o posto de vice-liderança no mercado global veterinário. A companhia registrou um lucro líquido de 48 milhões de dólares entre janeiro e março – no mesmo período do ano passado, houve prejuízo de 61 milhões de dólares. Em relação à receita, o volume projetado para este ano é de 4,7 bilhões de dólares, em média, semelhante ao valor obtido em 2021.

“Estamos trabalhando na integração do sistema SAP com a Bayer”, diz Carlos Kuada, vice-presidente comercial da Elanco para a América Latina. “A compra do portfólio de saúde animal da empresa foi a maior aquisição do segmento nos últimos tempos”.

Globalmente e no Brasil, o mercado pet colaborou decisivamente para os bons resultados da companhia em 2021. No ano passado, o setor movimentou 245 bilhões de dólares, cerca de 6% a mais do que em 2021 – este ano, as projeções apontam para uma movimentação na casa de 260 bilhões de dólares. No Brasil, o crescimento foi ainda mais expressivo, alcançando um faturamento de quase 52 bilhões de reais, valor 27% superior ao obtido em 2020.

A aquicultura representa outro mercado em ascensão. A demanda em alta de alimentos como o salmão e investimentos em pesquisa referentes à vacina e medicamentos para o pescado proporcionaram resultados acima da expectativa no primeiro trimestre, segundo a companhia. Produtos voltados ao combate do piolho do mar e uma doença parasitária viral que ataca o salmão, fruto de dez anos de pesquisa, vem impulsionando o desempenho financeiro da multinacional.

Em relação ao faturamento no Brasil, o segmento pet alcançou um resultado de dois dígitos no primeiro trimestre (a empresa não revela números), seguido pela avicultura.

Fonte: Exame

Written by