Por serem predadores natos, os felinos são conhecidos pela sua independência e personalidade discreta, mas estas duas características também podem ser um problema quando pensamos na saúde dos gatinhos.
“Na maior parte das vezes a gente só percebe que algo não está legal com o felino quando o quadro já está mais avançado.”, conta a médica veterinária gerente da linha de Pets da Ceva Saúde Animal, Nathalia Fleming. “Os sinais iniciais de que alguma coisa não está bem com o gatinho são muito discretos e facilmente confundidos com um dia ruim ou um pequeno mal-estar do animal”, diz.
Assim como na saúde humana, quanto mais cedo os problemas de saúde são diagnosticados e tratados, maiores são as chances de sucesso e de cura dos felinos. Veja abaixo alguns sinais importantes de que seu gato pode estar com algum problema de saúde:
- Se esconde com frequência
Os felinos gostam de se esconder para as suas sonecas ou simplesmente para os momentos que desejam “ficar sozinhos”, mas quando eles começam a passar mais tempo escondido do que o habitual é sinal de que alguma coisa pode não estar muito bem. Este pode ser um sinal de mal-estar, dor ou medo.
- Caixinha de areia muito suja ou muito limpa
Observar a urina e as fezes é uma ótima forma de monitorar a saúde dos felinos, e a caixa de areia é a melhor ferramenta para fazer isso. Algumas vezes a caixinha de areia pode permanecer mais limpa que o normal porque o felino não consegue chegar até ela, urinando em vários pontos diferentes da casa. Sinal de alerta importante de que ele precisa ser examinado por um médico-veterinário.
- Dificuldade de movimentação e mudança de comportamento
Os bichanos são conhecidos por suas habilidades físicas para saltar grandes alturas e superar obstáculos em geral. A dificuldade de saltar, correr e se esticar é um sinal de alerta de que alguma coisa no sistema locomotor (ossos, músculos e articulações) ou no sistema neurológico precisa de atenção.
Muitas vezes essas dificuldades só são percebidas quando os felinos mudam o comportamento e começam a passar mais tempo no chão do que sobre os móveis. Estimular os felinos a exercerem seu comportamento natural e se exercitar é uma boa forma de observação.
- Falta de higiene
Gatos são animais muito limpos, gostam de tomar seus banhos diários e alguns passam horas fazendo sua própria higiene. Quando os felinos começam a apresentar sinais de descuido com a própria aparência, com pelos sujos e cheirando mal, é sinal de alerta máximo e o tutor deve buscar auxílio veterinário assim que possível!
- Agressividade
Alguns felinos são menos sociáveis do que outros, mas se você tem um felino que sempre foi tranquilo e sociável e, de repente, começou a apresentar comportamento agressivo com os humanos ou animais que já convivia, ele pode estar vivenciando alguma dor ou desconforto
Além destes, outros sinais também são importantes e indicam que o gato precisa de atendimento veterinário, como vômitos frequentes, queda de pelos, dificuldade para urinar, pele e olhos amarelados, vermelhidão nos olhos, secreção nasal e apatia.
Conhecer bem a rotina e personalidade do felino e estar atento às mudanças comportamentais, por mais sutis que sejam, é a melhor forma de cuidar da saúde do pet.