Exame PCR Real Time, realizado pelo Vetex Laboratório Veterinário, agiliza diagnóstico e tratamento de doenças graves que acometem animais de estimação, como Cinomose, Parvovirose e Leptospirose.
Cada segundo para um paciente enfermo é crucial, portanto, um diagnóstico rápido e preciso pode fazer toda a diferença no tratamento de doenças, proporcionando uma chance maior de cura, inclusive para os animais de estimação.
Com 12 anos de atuação e cinco unidades em funcionamento, o Vetex Laboratório Veterinário chegou a São Paulo no dia 11 de janeiro trazendo a técnica PCR Real Time, um exame rápido que detecta de forma precoce uma série de doenças graves que acometem animais de estimação, como Cinomose, Parvovirose, Leptospirose e Leishmaniose.
De acordo com o médico veterinário e sócio proprietário do Vetex, Douglas Sommer, o diagnóstico dessas doenças leva em média de 2 a 3 dias para ficar pronto, e, em alguns casos, em até uma semana. “No Vetex nós liberamos o laudo em 24 horas e, às vezes, em até menos tempo. Trata-se de uma técnica moderna, bem restrita, que necessita de profissionais gabaritados e estrutura para ser realizada. Poucos laboratórios fazem isso no Brasil. O fato do resultado sair rápido é importantíssimo, pois quanto antes tivermos o diagnóstico, mais cedo começa o tratamento e as chances de cura aumentam consideravelmente”, afirma o veterinário.
Como é feito o exame
O PCR Real Time encontra o DNA ou o RNA do patógeno – qualquer organismo que pode produzir doença, seja ele uma bactéria, um vírus ou um protozoário. A coleta da amostra para encontrar o patógeno pode ser por meio do swab – o mesmo cotonete utilizado para detecção do Coronavírus em humanos, de amostras de fezes, urina ou até coleta de sangue, dependendo do patógeno. No exame, o material genético é extraído e posteriormente replicado. “No Vetex temos toda a tecnologia para testar as principais doenças nos pets. Em até 24 horas o laudo é liberado, permitindo ao clínico agilidade no tratamento e aumentando a chance de cura”, ressalta Douglas Sommer.
bre o Vetex
Criado em 2008 na cidade de Camboriú (SC), o Vetex tem como um de seus diferenciais o fato dos exames serem realizados exclusivamente por médicos veterinários. Na nova unidade de São Paulo, não será diferente. No local serão oferecidos desde exames hematológicos, bioquímicos, urinálise, coprológicos, hormonais, citopatológicos, até as tecnologias mais modernas existentes, como cultura bacteriana com concentração inibitória mínima (MIC) e o PCR Real Time. “Nosso propósito é trazer o que existe de mais moderno nos exames realizados em humanos, para os nossos pets”, afirma o sócio proprietário do Vetex.