Quando falamos de alimento úmido, enlatado ou sachê, o primeiro pensamento normalmente está relacionado à petisco ou agrado. Realmente, por muito tempo a alimentação úmida de cães se restringiu apenas ao grupo de “alimento específico”. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), essas são algumas das classificações dos alimentos para gatos e cães:
- Alimento específico: feito com ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracteriza como alimento completo, podendo possuir propriedades específicas.
- Alimento completo: composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente à alimentação de animais de estimação, capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais, podendo possuir propriedades específicas ou funcionais.
- Alimento coadjuvante: produto composto por ingredientes ou matérias-primas destinadas exclusivamente a alimentação de animais de estimação com distúrbios fisiológicos ou metabólicos (enfermidades), capaz de atender integralmente suas exigências nutricionais específicas, cuja formulação é livre de qualquer agente farmacológico ativo.
Assim, os alimentos específicos não podem ser utilizados como fonte única de nutrientes, tendo em vista que não fornecem o perfil nutricional necessário para atender as exigências nutricionais diárias de cães e gatos. Por outro lado, os alimentos completos e coadjuvantes são capazes de atender integralmente os requerimentos nutricionais desses animais. Atualmente, há alimentos úmidos completos e também coadjuvantes para cães e gatos que auxiliam e muito na promoção de saúde e bem-estar para esses animais.
Vantagens da alimentação úmida
- Alto teor de umidade: composto por 60-87% de água, o alimento úmido contribui com a ingestão hídrica e auxilia na manutenção da saúde do trato urinário. Esse benefício é especialmente importante para cães pequenos, uma vez que são predispostos à formação de cálculos urinários.
- Baixa caloria: maior porção com menos calorias que auxilia na manutenção do peso. A diluição calórica torna a energia metabolizável do alimento úmido, em geral, menor que a do respectivo alimento seco.
- Elevada palatabilidade: aroma mais evidente e atrativo associado a uma textura diferente do alimento seco. A alta palatabilidade do alimento úmido é um dos grandes benefícios desse tipo de alimentação principalmente para cães pequenos, uma vez que esses animais são mais seletivos no momento de se alimentar.
- Textura: característica que contribui para a atratividade ao alimento. A palatabilidade em cães é influenciada diretamente pelo perfil aromático do alimento e por texturas diferentes. O alimento úmido possui um perfil aromático mais atrativo e a textura diferenciada ao se comparar com o seco.
- Variedade de aromas: ao ser combinada com a alimentação seca oferece uma grande diversidade de aromas e texturas.
- Facilidade de preensão: benefício essencial para filhotes de cães pequenos na fase de desmame e para os maduros e idosos que apresentam dificuldade de preensão decorrente da perda de dentes ou doenças bucais.
- Saciedade: apetite satisfeito mais rapidamente devido ao percentual elevado de água. A distensão do estômago ativa barorreceptores que provocam uma sensação de saciedade.
- Altamente digestível: digestibilidade elevada com o máximo aproveitamento dos nutrientes.
Fonte: Portal Vet/Royal Canin