Se o consumo desregrado de açúcar pode causar malefícios ao ser humano, o mesmo ocorre com os cães, como explica Marcello Machado, médico veterinário das rações Naturalis: “o açúcar pode trazer inúmeros problemas, principalmente obesidade e rejeição futura de alimentos adequados para a saúde do animal”.
Mas a pergunta é: os cães podem consumir doce? De acordo com Machado, sim, mas desde que o açúcar venha de uma fonte natural.
Os tutores devem oferecer sabores adocicados para os cães, como frutas (mamão e maçã) e vegetais (cenoura e batata-doce). Esses ingredientes, inclusive, já fazem parte da composição de algumas rações, que já contêm a quantidade balanceada de nutrientes.
O veterinário explica também sobre o paladar dos cães, que possuem menos papilas gustativas do que ser humano, o que faz com o animal não sinta com tanta intensidade os sabores. “O homem tem nove mil papilas gustativas, enquanto os cães têm, aproximadamente, 1.706 apenas”, finaliza Machado.
Outra dica do veterinário é que os tutores não devem oferecer doces em barras, sejam caseiros ou industrializados, e, principalmente, chocolates! “O chocolate é tóxico para cães e gatos. A substância chamada teobromina, presente no cacau, pode causar intoxicações, vômitos e diarreia”, afirma.
Fonte: Redação Bonde com Assessoria de Imprensa