O aumento do número de animais de estimação no Brasil, principalmente cães e gatos, vem movimentando o mercado de clínicas, hospitais veterinários, petshops, assim como a indústria de alimentos e medicamentos e os planos de saúde voltados para os pets. Dados do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Pet indicam a existência de 74 milhões de cães e gatos domésticos e que o Brasil é o terceiro mercado do mundo em faturamento: cerca de R$ 20 Bilhões em 2017.
Dentro desse mercado, o veterinário é elemento fundamental, pois é ele quem recomenda o tipo de ração e de medicamentos, especialmente vermífugos, antipulgas e vacinas. E na maioria das vezes o consumidor acata a orientação e compra o produto.
Um novo estudo realizado em março último pela empresa especialista em pesquisa, análise e indicação de caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente – CVA Solutions, ouviu por telefone 493 veterinários dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, que trabalham em clínicas e petshops visitados por representantes das indústrias de rações e medicamentos.
A pesquisa revelou que os profissionais estão bastante satisfeitos com o trabalho dos representantes e com a qualidade dos produtos fabricados.
Mais de 15% das clínicas já têm parceria com planos de saúde para pets, o que vem melhorando o movimento dos estabelecimentos e o número de visitas ao veterinário. Por ano, os donos de cães levam seu pet 3,6 vezes ao veterinário e os donos de gatos 2,5 vezes. Os números vêm aumentando, pois em 2015 a média para cães era de 2,5 visitas ao ano e para os gatos era de 1,9 vezes. O plano de saúde com maior número de clínicas parceiras é o Health 4 Pet (da Porto Seguro) com 50%, seguido por Dr. Pet, com 42% e Mister Dog and Cats, com 14%.
De acordo com Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions – empresa de pesquisa de mercado e consultoria, os donos de pets começaram a perceber a importância de ter um plano de saúde, mas ainda falta informação e educação nesse sentido, o que deverá gerar crescimento neste setor. Já o relacionamento da indústria de rações e medicamentos com os veterinários é muito benéfico para o profissional pois ajuda a complementar sua formação universitária. “Os fabricantes de rações e de medicamentos têm bons produtos e o que ajuda a diferenciar as marcas é o relacionamento. A simpatia do representante, a oferta de informações científicas e cursos de gestão para as clínicas são “benefícios” muito bem aceitos e até desejados pelos veterinários. Eles dão início a um bom relacionamento e que pode ser continuado nas mídias sociais”, observa Sandro Cimatti.
De acordo com o novo estudo da CVA Solutions, grande parte dos veterinários (mais de 92%) indica ração medicamentosa como alimento coadjuvante e a marca de destaque (55%) neste segmento é Royal Canin. Ao mesmo tempo, vem crescendo a prescrição de medicamentos manipulados em farmácias: 83% dos veterinários prescrevem, sendo que 40% deles indicam a farmácia Drogavet.
Objetivo
O estudo da CVA Solutions teve por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado de rações e medicamentos para cães e gatos, a partir do ponto de vista do veterinário. Além de medir a posição competitiva e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável pelos fabricantes. O estudo avaliou ainda a Força da Marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.
No estudo foram citados pelos veterinários mais de 18 fabricantes de rações para cães e gatos e mais de 23 fabricantes de medicamentos para cães e gatos.
Nota muito boa entre os 49 setores pesquisados pela CVA Solutions
O setor de rações e medicamentos para Pets é bem avaliado pelos veterinários. Em uma escala de 1 a 10 eles deram nota 8,42, superior a 2017, quando a nota foi 7,81, para os fabricantes. Dessa forma, PetCare Vets ocupa agora a 12ª posição, entre 49 setores pesquisados pela CVA Solutions. Os setores líderes pesquisados pela CVA compreendem produtos da linha branca, micro-ondas (nota 8,87) e varejo online (8,72). Os piores setores avaliados são Planos de Saúde (humanos) com 6,93 e PVA (satisfação de funcionários de empresas) com 6,28.
Valor Percebido – Ração para Cães e Gatos
A ração mais recomendada pelos veterinários para cães é a Premier, seguida por Royal Canin e por Hills Science Diet.
A ração mais recomendada pelos veterinários para gatos é a Premier, seguida por Royal Canin e por Golden.
Os principais critérios para indicação das rações são o conteúdo nutricional adequado, estudos clínicos, ter uma linha de produtos completa e ter tradição no mercado veterinário.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em ração para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Hills Science Diet, com nota 1,03, seguido por Premier Pet e Royal Canin.
Força da Marca – Ração para Cães e Gatos
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é do fabricante Royal Canin, com 31,6%. Em segundo lugar aparece a Hills Science Diet, seguida por Premier Pet.
Valor Percebido – Medicamentos para Cães e Gatos
Os medicamentos mais recomendados pelos veterinários são vermífugos, antipulgas/carrapaticida e vacinas. O vermífugo mais recomendado para cães e gatos é o Drontal (Bayer), seguido por Endogard (Virbac) para cães e Vetmax Plus (Vetnil) para gatos.
Entre os antipulgas/carrapaticida, para cães, os mais recomendados estão: Simparic (Zoetis), seguido por Bravecto (MSD) e Nexgard (Merial). Para gatos, o mais recomendado é Revolution (Zoetis), seguido por Confort (Elanco) e Frontline (Merial). Para cães e gatos as vacinas mais recomendadas são da Zoetis, seguidas pela Boehringer.
O melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos veterinários) em medicamentos para cães e gatos foi atribuído ao fabricante Agener, com nota 1,04, seguido por Boehringer e Ourofino.
Força da Marca – Medicamentos para Cães e Gatos
A maior Força da Marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Agener União (15,2%), seguido por Ouro Fino e Zoetis.
RANKING 2019 – RAÇÕES PARA CÃES E GATOS
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Hills Science Diet; 2º Premier Pet; 3º Royal Canin; 4º Farmina; 5º Total Alimentos; 6º Purina.
Força da Marca (% da Melhor – % Pior): 1º Royal Canin; 2º Hills Science Diet; 3º Premier Pet; 4º Farmina; 5º Purina; 6º Total Alimentos.
RANKING 2019 – MEDICAMENTOS PARA CÃES E GATOS
Valor Percebido (custo-benefício percebido): 1º Agener; 2ºBoehringer; 3º Ouro Fino; 4º Virbac, 5º MSD; 6º Vetnil; 7ºZoetis;
Força da Marca (% da Melhor – % Pior): 1º Agener; 2º Ouro Fino; 3º Zoetis; 4º Bayer; 5º Vetnil; 6º Virbac; 7º MSD.