O Governo Digital passa a oferecer gratuitamente um novo serviço para quem tem animais de estimação no Paraná: o Pet Amigo – cadastro estadual de animais. Na plataforma, principal portal de acesso aos serviços do Estado, está disponível o formulário para registrar o animal. Podem ser cadastrados gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.
O serviço foi lançado neste domingo (2) no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, pela governadora Cida Borghetti. “Agora, todas as informações sobre os animais de estimação vão estar reunidas em um único lugar, o que ajudará também no reconhecimento daqueles que se perderam dos tutores, facilitando a volta deles ao lar”, disse a governadora. “O Paraná mostra mais uma vez que está na vanguarda, com ferramentas modernas e inovadoras”, acrescentou.
De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, o registro formará um grande banco de dados com os animais sob tutela de humanos no Paraná. “Podem ser inseridos informações como nome, raça e idade e fotos com características que identifiquem o animal, como manchas, cicatrizes etc” afirmou.
Também está disponível o campo para o número do chip eletrônico, vendido por clínicas veterinárias. Esse dispositivo, implantado sob a pele do animal, contém informações sobre procedência e um número de identificação. Nesse caso, quem encontrar o bicho pode levá-lo a uma clínica veterinária ou petshop que tenha equipamento para ler os dados do chip.
Para a advogada Gabriela Berger, o serviço vai facilitar ainda mais a busca por pets perdidos. “Quando saio na rua percebo que várias pessoas colocam cartazes em postes de luz porque perderam algum animal. Agora, vai ficar muito mais fácil encontrá-los porque as informações ficarão unificadas”, disse. “Para Curitiba, onde a maioria da população tem animais, essa ferramenta é bem importante”, acrescentou.
Para ter acesso personalizado à plataforma, é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.