Estamos no Setembro Amarelo e muito se fala sobre suicídio e depressão. Mas, você sabia que os cães também têm depressão?
Pois é, embora ainda haja pouco conhecimento sobre o tema, é um fato.
Pensando nisso, ainda canina, mas há pouco conhecimento sobre o tema.
Pensando nisso, a Renata Ragazini, especialista em comportamento animal e passeadora da DogHero, aplicativo que conecta pais de cachorro a passeadores e anfitriões, além de explicar como funciona esse transtorno e como podemos identificar o sintomas da depressão, nos trouxe algumas dicas que vão lhe ajudar a solucionar o problema. Acompanhe!
De acordo com ela, se o cachorro não quer comer, tem mordido a patinha ou o rabo e está bocejando com frequência, é bom ficar de olho. Esses sintomas podem indicar que o seu amigão está se sentindo deprimido. “Assim como os humanos, eles podem ficar tristes, sim. Cães são dotados de um grande repertório de emoções e esse é um dos principais motivos que os tornam grandes companheiros para as famílias”, afirma a especialista.
E são diversos, os motivos que levam os cães a sentirem tristeza. Por isso, tamanha a importância em identificar cada um deles para agir rapidamente, já que este estado de espírito pode comprometer a saúde do animal, pois passa a interferir na alimentação, no sono e nas atividades físicas, pontua Ragazini.
Veja algumas dicas para voltar a levar alegria e felicidade ao seu cãozinho:
Sintomas de tristeza:
– Mudança brusca de comportamento, permanecendo isolado em um canto da residência;
– Automutilação: morder extremidades como patas e rabo;
– Lamber o nariz, se coçar ou bocejar com frequência;
– Perda de apetite;
– Chorar, o que até certo ponto é normal.
O que pode ser?
Os cachorros são animais extremamente empáticos. Por conta disto, eles podem manifestar sentimentos parecidos com os dos donos. Antes de deduzir a depressão do cão, é importante analisar o seu próprio estado emocional e avaliar se a tristeza dele é reflexo da sua. Se não for o caso, os motivos podem estar associados a outras questões, como perda do seu brinquedo favorito, mudança de ambiente, algum problema de saúde, o que neste caso, o recomendado é levá-lo imediatamente ao veterinário, falta de atenção ou tédio também podem deixar o cachorro triste.
Como alegrar o cachorro?
Ficar em casa o dia inteiro trancado, sem internet, sem telefone, sem televisão e sem nenhuma opção para distrair é o cenário perfeito para deixar qualquer ser humano deprimido, concorda? A mesma sensação acontece com o cachorro. Os cães são sociais, gostam de encontrar outras pessoas, outros cães. Os passeios promovem essa socialização, gastam energia e reduzem o estresse, aliviam e tédio e, por consequência, melhoram o humor dos cachorros.
Sabemos que a rotina do dia a dia pode dificultar a frequência e o tempo de passeio dos donos com os cães, mas existem soluções para o cachorro ter qualidade de vida e, você deve encontrar a melhor para atender ás suas necessidades assim como as do seu cãozinho.
Lembre-se que ele deve sair todos os dias para caminhar e se distrair. Se você não pode fazer isso por ele, contrate um profissional da sua confiança que possa levá-lo, combinado?