Câncer de próstata: sintomas e tratamento em cães e gatos

O mês de novembro, é um mês de alerta aos cuidados da saúde masculina, mas o que muitas pessoas não sabem é que esse mês também é de prevenção ao câncer de próstata em animais como cães e gatos. A saúde animal, deve ter seu devido cuidado, principalmente em relação ao câncer de próstata, que é uma doença silenciosa e deve ter sua devida atenção, pois pode causar sérios problemas.

Por isso convidamos o veterinário Paul Henrique da Silva, para esclarecer algumas dúvidas mais frequentes sobre essa doença. Confira nossa entrevista completa ela será muito esclarecedora aos tutores de animais de estimação do sexo masculino.

100fronteiras – O câncer de próstata pode ser adquirido por cães e gatos e qual das espécies tem maior chance?

Dr. Paul Henrique da Silva – Os tumores prostáticos são raríssimos em gatos e comuns em cães. De todas as espécies domésticas, o cão é a espécie que mais se assemelha ao homem na questão dos tumores prostáticos.

100f. – Tem algo que posso observar no meu animal de estimação, para prevenir?

PHS – Os problemas prostáticos, assim como no homem, são silenciosos, mas existem alguns sinais comuns como dificuldade em urinar, presença de sangue na urina, dificuldade em defecar, perda de peso sem explicação aparente. O aumento benigno do tamanho da próstata é muito mais comum do que os tumores prostáticos o que faz com que cães mais velhos possam ter aumento de próstata sem terem necessariamente tumores prostáticos. A prevenção da hipertrofia prostática pode ser feita pela castração dos cães uma vez que a próstata responde diretamente a ação dos hormônios masculinos. Os exames realizados baseiam-se no toque retal e nos exames de imagem como a ultrassonografia e radiografia.

100f. – Qual o tratamento para o câncer de próstata?

PHS – A maioria dos tumores malignos em cães são diagnosticados tardiamente onde os efeitos dos tratamentos acabam não sendo tão eficazes. Os tratamentos para os tumores malignos da próstata incluem a quimioterapia, a castração e o manejo do tumor com o uso de drogas visando promover a melhoria da qualidade de vida do paciente. Também em cães a prevenção surte mais efeitos do que o tratamento.

100f. – Por que novembro é o mês escolhido para esse movimento?

PHS – Em 2003 uma campanha iniciada na Austrália visava chamar a atenção para o problema da próstata no homem. Esse movimento ficou conhecido como Novembro Azul. Visto que os cães mais velhos têm muito em comum com o homem no que diz respeito aos problemas de próstata, convencionou-se eleger o mês de novembro para conscientizar os tutores da importância da prevenção deste tipo de doença nos nossos cães mais velhinhos.

Fonte: Por Kamila Quadros para o Portal 100 fronteiras

Written by