Conheça os cães que “trabalham” para desestressar passageiros em aeroporto

Passageiros que gostam de animais vão ficar felizes na próxima vez que estiverem no Aeroporto Internacional de Trudeau, em Montreal, no Canadá: desde outubro, um projeto que reúne 30 cães nas áreas de embarque têm como objetivo desestressar o ambiente agitado dos aeroportos.

Os cachorros “trabalham” em turnos e o mais provável é encontrá-los à noite durante a semana e em vários momentos nos fins de semana.

Em entrevista para a rede americana CBS, a porta-voz do aeroporto, Anne-Sophie Hamel, disse que o projeto foi implementado depois de observar a experiência bem sucedida dos aeroportos de Edmonton, Vancouver e Halifax.

Ela também já havia percebido, afirmou, que muitos viajantes eram frequentemente atraídos pelos cães de segurança:

“Mas é proibido acariciá-los pois estão trabalhando”, disse ela.

Após um primeiro mês, o programa foi estendido até o final do ano.

Treinamento e segurança

Carson, um labrador de dois anos de idade, é conhecido como o mais brincalhão do time. Os Centros de Adoção de Québec são quem selecionam os cães, que precisam passar pelos critérios de segurança.

De acordo com a Agência O Globo, donos de animais de estimação também podem participar do programa com seu companheiro fofinho, como voluntários, mas é preciso completar um curso de treinamento e visitar o aeroporto com o cão antes, para garantir que ele fique confortável no ambiente barulhento.

Como os animais foram treinados para não se aproximarem das pessoas, para garantir que os viajantes com alergias ou medo de animais não sejam perturbados, é o passageiro que precisa dar o primeiro “olá” aos mascotes.

Written by