Como os cães enxergam?

Da Redação

Há alguns anos, os veterinários acreditavam que os cães vissem apenas em preto e branco, mas estudos mais recentes sugerem que eles, de fato têm alguma visão em cores, porém, não como a nossa.

De acordo com Justine A. Lee, professora na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Minnesota e autora do livro A vida é do cachorro… mas o tapete é seu, as células cônicas sensíveis à luz são as que controlam a percepção da cor e enquanto as cônicas totalizam 100% dos fotorreceptores da parte central da retina humana, elas atingem apenas 20% da mesma parte da retina dos cães.

Embora não seja possível fazer o teste da visão de um cachorro ou pedir que ele distinga as cores, os testes comportamentais realizados sugerem que eles possam ser cegos às cores, por não conseguirem distinguir bem as tonalidades do verde e do vermelho.

A capacidade de enxergar dos cães  é muito menor do que a dos humanos. Há quem  acredite que eles tenham apenas entre 20 a 40% dos da visão dos humanos, o que significa uma proporção de 20 – 90 comparada com a nossa que é de 20 – 20.

Isso quer dizer que você como ser humano enxerga a uma distância aproximada de 23 a 27 metros, enquanto os cães só conseguem enxergar a uma distância de mais ou menos seis metros.

Os oftalmologistas veterinários acreditam que a visão dos cachorros evoluiu para ajudá-los a caçar. Com a combinação de sua capacidade para ver cores, sua capacidade para focar seu campo maior de visão, assim como sua percepção aguçada, os cachorros são, de fato, muito capazes em comparação com o resto do reino animal.

Até mesmo cachorros cegos parecem se adaptar bem ao ambiente familiar e isso se deve à sua capacidade de compensar e utilizar outros sentidos, como o olfato e a audição extremamente aguçados. 

Written by