Saiba os motivos pelos quais você não deve dar chocolate para os pets

Estamos na Semana Santa, e a tradição de dar e receber chocolates se repete. A questão é que algumas pessoas presenteiam não apenas os seus amigos e familiares humanos, mas estendem este hábito para os pets.

A questão é que, se você ama seu animal de estimação, em hipótese alguma deve dar qualquer quantidade de chocolate para ele.

De acordo com André Richter, médico veterinário, doutorando em cirurgia e pesquisador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, o chocolate é tóxico para os animais mesmo em pequenas quantidades. Ele afirma que 170 gramas já é fatal considerando um cão de 4 a 5 quilos, por exemplo. “O chocolate é muito energético. Além de cacau e açúcar que não fazem bem nem para nós humanos, que dirá para os animaiszinhos, causa uma série de problemas de saúde aos animais, como tremores, convulsões, vômitos, diarreia e aumento de frequência cardíaca”, afirma.

Veja alguns estragos que o consumo de chocolate causa aos animais:

Tremores: Ataca todo o Sistema Nervoso Central e aumenta a Pressão Arterial.

Vômitos: Ataca o estômago, o Pâncreas e o Fígado.

Pressão cardíaca: Aumenta a Contratividade cardíaca, ou seja, o coração se contrai ativamente como um todo e o animal pode acabar morrendo.

“Ou seja: não há benefício algum para o animal comer chocolate”, reforça e finaliza o veterinário.

Written by