Cuidados com os animais em dias de altas temperaturas e baixa umidade

Se está quente pra gente, imagine para os animais que, além de não andarem calçados, estão bem mais próximos do chão do que nós.

Por isso, nesses dias de altas temperaturas e baixa umidade do ar, é fundamental que os responsáveis pelos animais tenham cuidados.

Ao levar o animalzinho para passear, por exemplo, devem ter bom senso e só o levá-los à rua até às 9h ou após às 16h30, 17h, quando o sol já tiver baixado, recomenda André Richter, doutorando em cirurgia e pesquisador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.“Além de queimar a sola das patinhas, também chamadas de almofadinhas, tem a questão de que o cachorro respira pela língua, logo, em dias quentes ele vai suar demais, causando desconforto ao animal”. Esse é o primeiro ponto, assegura o veterinário.

O segundo, é colocar pedrinhas de gelo na água.  Além de diverti-los, manterá a água mais geladinha e refrescante por mais tempo, recomenda.

Para os cães que moram em apartamento ou dormem em local fechado, o ideal é colocar umidificador no ambiente, perto do bichinho, principalmente se forem braquicefálicos, aqueles com focinhos achatados, como Buldogue Francês, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Buldogue Inglês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux.  “Eles precisam muito de umidade, então, o responsável tem que estar sempre atento a isso para não haver ressecamento das vias aéreass. No mais a ração deve ser fresca e seca, e mantê-los sempre bem hidratados com bastante água”, orienta e finaliza o veterinário.

Written by