Como ensinar o seu cão a fazer xixi no lugar certo?

Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que dividem suas casas com cães e gatos. Então, hoje, vamos falar sobre este comportamento nos cães e, em outro momento, traremos orientações para os gatos, ok?

De acordo com o médico veterinário Marcus V. Quadros Silva, que atende na loja Petz Seminário, em Curitiba, o primeiro passo é a escolha da área ideal para o animal fazer xixi e cocô.

Depois disso, essa área deve ser forrada com jornal ou tapetes higiênicos. Podem, inclusive, ser usados educadores sanitários em tais locais para que ele comece a adquirir o hábito de fazer no local escolhido.

Outro fator muito importante é a utilização da técnica do reforço positivo, dando carinho e agrados como petiscos caso ele faça no local correto, orienta o médico veterinário. “O tutor deve fazer exatamente o contrário. É importante que o dono do animal jamais grite e use comandos de voz com tom mais alto para ressaltar um comportamento errado pois isso pode deixá-lo com medo de fazer as necessidades e ainda prejudica o aprendizado do animal a fazer no local indicado”, recomenda.

É importante, também, não limpar as fezes ou urinas na frente do cão, já que eles podem entender que o fato de fazer em lugares errados chama a atenção do proprietário, e então reforçam este comportamento. “Dê um nome a este hábito, e quanto mais curta for a palavra mais fácil será o aprendizado. Assim, o seu cãozinho poderá se acostumar ao comando, sabendo como agir assim que o comando for dado”, acrescenta Marcus Silva, veterinário da Petz Seminário em Curitiba.

Written by