Cuidados ao banhar o cão em casa

Dar banho nos cães em casa é uma opção para muitas pessoas e, de acordo com a veterinária Anabella Mira, é, além disso, uma atividade saudável, desde que sigam alguns cuidados.

Ela orienta que o banho pode ser dado sempre com água morna, com produtos veterinários, em local fechado e longe de correntes de ar.

De acordo com Anabella, mesmo em dias frios, é importante evitar água muito quente pois resseca a pele. Há de se ter atenção para prevenir a entrada de espumas nos olhos e água nas orelhas, tampando os ouvidos do cãozinho com algodão.

“O focinho do animal deve ser lavado somente com água e delicadamente com as mãos. Em sem seguida, os animais devem ser bem secos com toalha ou secador, caso em que deve ser mantida a distância de aproximadamente 20 cm do animal”, explica.

Os animais de pelos longos se beneficiam do uso de condicionador próprio para uso veterinário, assim como a escovação dos pelos também ajuda na higiene do animal, enfatiza.

A veterinária ressalta ainda que o intervalo ideal entre cada banho é de 20 em 20 dias, ainda que essa frequência possa varia de acordo com o grau de atividade do animal, do ambiente em que ele vive e se tem pelos longos ou curtos.

Written by