Vetnil lança sedativo e miorrelaxante para cães e gatos

A Vetnil, fabricante de produtos veterinários para os segmentos pet, equídeos e animais de produção, traz ao mercado o Sedanew 2%, um sedativo e miorrelaxante indicado para cães e gatos. A Xilazina é classificada farmacologicamente como agente sedativo da classe dos agonistas alfa-2 adrenérgicos. Os fármacos pertencentes a esta classe, ativam os receptores alfa-2 adrenérgicos, presentes, tanto no sistema nervoso central como no periférico, ocasionando a diminuição na liberação da noradrenalina e consequente diminuição da atividade simpática do sistema nervoso central, levando à sedação.

Indicado para cães e gatos, é recomendado para facilitar procedimentos diagnósticos e cirúrgicos menores, como contenção para exames e radiografias, sondagem uretral, biópsias, laparotomias, castrações, suturas de lacerações cutâneas, anaplastias, aplicação de talas ou gessos, procedimentos dentários e outras intervenções, assim como em caso de transportes.

O produto está disponível em frascos de 10 e 50 mL e pode ser usado por via intravenosa ou intramuscular, na dose de 1 a 3mg/kg, ou seja, 0,05 a 0,15 mL/Kg.

A recomendação é que, logo após a aplicação do medicamento, o animal seja mantido em um ambiente tranquilo até obter-se o efeito máximo de sedação.

Caso seja necessária uma complementação da dose, esta deverá ser realizada de 30 minutos a 1 hora após a dose inicial, sempre sob supervisão do Médico Veterinário. Recomenda-se como dose de repetição a metade da dose inicial. Vale ressaltar que as dosagens poderão ser alteradas de acordo com a orientação do Médico Veterinário.

Se você não é Médico Veterinário, em hipótese alguma use este ou nenhum outro medicamento sem a orientação médica. A “auto-medicação” em animais pode ser prejudicial à saúde e levar o animal a óbito.

Written by