Saiba quais são as plantas nocivas aos gatos

Gatos adoram um ventinho no rosto, uma grama para deitar, sentir cheirinhos novos, ficar ao sol e beliscar as plantinhas do jardim. Mas, você sabia que algumas plantas podem ser nocivas aos felinos?

 

Os lírios, por exemplo, causam problemas renais ou hepáticos, dependendo da espécie da planta. Não se sabe o mecanismo exato que causa essa toxicidade, porém, a ingestão de qualquer parte da planta é capaz de causar necrose tubular nos rins ou sintomas de intoxicação, como vômitos, diarreia e sinais neurológicos, explica a veterinária especialista em gatos, Reneé Cristine.

 

De acordo com a médica, outras plantas tóxicas para os gatos são: Antúrio, Samambaia, Azaleia, Copo de leite, Espada de São jorge, Espirradeira, Bico de Papagaio, Mamona, Pata de Vaca, Violeta, Maconha, Tomate Verde, Tulipa, Jiboia, entre  outras. “Portanto, se você divide sua casa com gatos, antes de adquirir uma planta é sempre bom pesquisar e perguntar ao veterinário, se ela pode causar mal ao seu bichinho de estimação”, orienta.

 

Reneé Cristine é médica veterinária especialista em gatos. CRMV 13027.

Written by