Fumar cigarro perto dos pets prejudica a saúde deles

O Dia Mundial Sem Tabaco,  lembrado no dia 31 de maio,  é uma boa data para refletir sobre os malefícios do hábito de fumar. Afinal, talvez só os não fumantes sabem o quanto é incômodo conviver com o cheiro forte do cigarro.

Para especialistas no assunto, não importa quem fuma. O que conta é quem inala a fumaça, seja o fumante, os não fumantes e, também, o seu bichinho de estimação.

Se você é fumante e ama seu animal, saiba que o seu hábito de fumar também é prejudicial à saúde dele. Quem afirma é o médico veterinário André Richter, doutorando em cirurgia e pesquisador do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

De acordo com o veterinário, animais que convivem com tabagistas sofrem as mesmas consequências de um ser humano fumante passivo. “Animais também são fumantes passivos, os problemas são os mesmos, e até pior, pelo fato de os animais terem o olfato muito mais apurado do que o nosso. Eles inalam mais toxinas do que nós, por isso,  os danos à saúde podem ser ainda maiores”, evidencia.

O animal que tem proprietário tabagista está propenso a todas as afecções que acontecem com os humanos, como diminuição de amplitude respiratória, colabamento dos pulmões, ou seja, quando os pulmões se colam e não expandem, ficam mais suscetíveis a pegar bronquite, pneumonia, entre todas as outras doenças respiratórias e até mesmo o desenvolvimento de doenças como o Câncer. “O problema se agrava mais ainda pelo clima frio e seco, típico da região Sul. Tudo isso ajuda a piorar muito o quadro de saúde dos animais fumantes passivos”, alerta o veterinário.

Portanto, a partir de agora, observe se um desses sinais estão visíveis no dia a dia do seu bichinho:

1 – Respiraçãose está curta, sem intervalo, como se estivesse com falta de ar. Isso demonstra que o organismo dele está tentando suprir a falta de oxigênio, devido aos pulmões não estarem conseguindo extrair do ar.

2 – Mucosa roxa: se as gengivas e língua estiverem roxas, é um sinal de problema respiratório.

3 – Emagrecimento: o animal com problemas respiratórios sente um incômodo incessante, com isso não tem força para comer, não se alimenta direito e, como consequência emagrece.

Caso perceba algum desses sintomasleve imediatamente ao veterinário, de preferência a um hospital, por ter mais recursos, aparelhagem e equipes para fazer radiografia e todos os exames e medicamentos necessários para este quadro.

Desta forma, se você é fumante e seu animal fumante passivo, tome alguns cuidados para preservar a saúde e bem-estar do seu amigão, orienta o veterinário. “Evite compartilhar a mesma área com o animal quando estiver fumando, muito embora, o tabaco exale pela casa inteira. O correto é que o animal fique em uma área separada para preservar a saúde dele. Um local ao ar livre por exemplo, para que possa respirar em uma área de escape seria o ideal, ou que o fumante crie o habito de fumar fora de casa, como acontece nos estabelecimentos hoje em dia, em que o fumante se desloca para um local designado para este fim, normalmente conhecido como fumódromo”, enfatiza e finaliza.


Siga o Canal de Estimação também no Instagram – @canaldeestimacao, e acompanhe os nossos bastidores!

Written by