Saiba como ter um aquário em casa sem prejudicar o bem-estar dos peixinhos

Aquários são lindos e fascinantes, mas antes de mais nada é preciso entender que um aquário não é uma caixa de vidro com pedrinhas, peixinhos e plantinhas, mas, sim um pequeno mundo dentro d’água.

O magnífico hobby da aquariofilia dá a possibilidade de trazer para dentro de casa um pedaço da natureza, com diversidade de peixes e plantas, além de ser uma excelente peça decorativa, que proporciona aos seus aficionados uma terapia ocupacional sem igual, sendo, inclusive, recomendado por médicos como um ótimo calmante natural.

A grande variedade de equipamentos e produtos hoje oferecida pelas indústrias e lojas especializadas, tornou a atividade extremamente fácil e acessível para os leigos, adultos e até para as crianças, derrubando definitivamente algumas dificuldades do passado, como por exemplo, os sistemas de filtragem que não eram tão avançados iguais os que temos hoje.

A primeira escolha a se fazer é o local onde colocar o aquário. Escolher com critério o local para a montagem, a fim de evitar a necessidade futura de troca de lugar – tarefa trabalhosa visto que o aquário não pode ser movimentado cheio de água.

O local deve ser arejado, abrigado da luz direta do sol ou com claridade abundante. Essa medida evita a proliferação excessiva de algas e a consequente necessidade de limpeza frequente. É necessário ainda, ter uma tomada próxima para ligar os equipamentos e iluminação.

Salas de estar, escritórios, restaurantes, salas de espera de consultórios médicos ou dentários são locais ideias para um aquário, e como os aquários não transmitem doenças, também podem ser colocados em locais como cozinhas, banheiros ou quartos.

Vale ressaltar que o aquário precisa ficar sem peixes, funcionando apenas com equipamentos, por um período entre 5 a 15 dias, dependendo do sistema de filtragem. Esse período é necessário para que algumas bactérias benéficas colonizem o aquário e tornem o ambiente saudável para a manutenção dos peixes. Existem nas lojas de aquarismo alguns produtos que aceleram este processo, mas para ser um bom aquarista é preciso ter muita paciência, com isso você pode desfrutar do maravilhoso e diversificado mundo dos peixes e plantas aquáticas.

Ao buscar por uma loja especializada, opte sempre pelas que tenham funcionários qualificados nesta arte. Preste atenção aos aspectos gerais dos aquários da loja, verifique se há peixes mortos ou doentes nos aquários. Algumas lojas até quarentenam seus peixes antes de vender, deixando-os em aquários fora da exposição da loja, por quarenta dias, com algum tipo de medicamento caso necessário. Nesses casos a probabilidade de comprar um peixe doente e matar todos do seu aquário é bem menor.

Dentre outros cuidados na escolha dos peixes estão o de não misturar espécies agressivas com as demais; pesquisar sobre o tamanho que esse peixe vai ficar na fase adulta; cuidados com tipos de PH para cada espécie de peixe; cuidado com excesso de enfeites ou plantas no aquário, e o mais importante: cuidado para não se empolgar e encher o aquário de peixes sem respeitar a limitação do espaço e tamanho dos animais, causando uma super população – um sério problema para a saúde dos animais.

O excesso de comida também é um erro muito comum. Os peixes devem ser alimentados uma vez por dia,em uma quantidade que não sobre nada, pois toda comida que sobrar irá para o fundo do aquário e se tornará sujeira. Há de ter o cuidado com o tipo de comida para cada espécie de peixe – tipo carnívoro, peixe de fundo, etc. Existem também, comidas com uma substância que reforça a cor dos peixinhos mais coloridos, comida com formatos diferentes, etc.

Todas essas dúvidas podem ser tiradas na hora da compra dos peixes, por isso a importância de procurar uma loja com funcionários capacitados para isso.

Enfim, o aquarismo é um hobby interessante, fácil e acessível a todos. É terapêutico, educativo, não produz sujeira e decora sua casa. Ótimo para quem tem pouco espaço em casa e, melhor ainda, para quem tem muito.

Experimentem, com responsabilidade, é claro!

 

Elcio Furlan é biólogo formado pela Universidade de Guarulhos, responsável pelos setores de pássaros, roedores e aquarismo do Pet Shop Breeds, e biólogo na empresa Animais Atores onde trabalha com adestramentos de animais para comercias e filmes.

Written by