Saúde dos animais pode ser afetada se deixados sozinhos em casa durante as férias

As férias de julho estão chegando e com elas a grande questão: com quem deixar os animais de estimação?

Fato é que muitas pessoas não deixam de aproveitar o período de férias por causa dos seus bichinhos. Algumas fazem questão de levá-los junto com a família, outras os deixam em hotéis para animais, alguns contratam os serviços de petsister, mas ainda há pessoas que caem no mau hábito de deixar o animal sozinho em casa sem saber ou se preocupar se o período em que ficarão fora pode ser prejudicial à saúde física e emocional do bichinho.

Mas, será que existe um tempo máximo adequado para deixar os animais sozinhos sem que isso prejudique a qualidade de vida deles? A veterinária Reneé Cristine, responde.

“O tempo máximo adequado não existe. Nossos animais sentem nossa falta mesmo quando saímos durante o dia para trabalhar e voltamos à noite. Cães, principalmente, precisam de alguém sempre por perto até mesmo por questões básicas como alimentação, sem entrarmos no mérito do emocional, pois, enquanto o gato possui um hábito alimentar de ‘beliscar’ a comida ao longo do dia, o cão come grandes quantidades de uma só vez, ou seja, deixar comida extra enquanto se está fora pode até segurar um gato por dois dias, mas o cão não. De qualquer forma, o ideal é não se afastar por muito tempo, pois depressão é uma doença grave que acomete os animais com mais frequência do que se imagina.”, alerta a médica.

Written by