Cuidados com os animais devem ser redobrados durante o inverno

A estação mais fria do ano chegou hoje e trouxe com ela as baixas temperaturas, o ar gelado e muitas chuvas. Se pra gente aguentar é difícil, para os animais também não é nada fácil, pois, apesar dos pelos, eles sentem tanto frio quanto nós e também podem morrer congelados de frio quando não estão bem aquecidos, inclusive os coelhinhos.

Por isso, os cuidados com os pets devem ser redobrados durante o inverno. Mantê-los protegidos da chuva e do vento é o principal, assegura a veterinária Mel Bloomfield.

De acordo com ela, todos os animais, quando em seu habitat natural, procurariam um abrigo da chuva e do vento. Por isso, o animal que fica no quintal, por exemplo, obrigatoriamente tem que ter uma casinha para se abrigar. “Nunca, em hipótese alguma deve deixar o animal ao relento ou em contato direto com o piso frio. É imprescindível colocar uma caminha com um cobertor para protegê-lo do frio que vem do chão”, orienta a veterinária.

Ela ressalta ainda que algumas pessoas têm o hábito de colocar jornal no chão na intenção de proteger o animal da friagem, mas nem sempre isso é recomendado. Para alguns cães o jornal remete ao local que ele faz xixi e cocô. Se este for o caso do seu cãozinho, não use jornal, pois, dará outro comando a ele e não é essa a ideia.

Outra dica boa e barata é o uso de caixa de isopor como caminhas para os animais. “O uso de isopor também é bom para não deixar passar friagem. Ele mantém a temperatura do animal, assim como o pelo. Portanto, você pode usar uma caixa de isopor como cama colocando um paninho para ficar mais quentinho ainda e funcionará como uma caixa térmica”, garante Bloomfield.

Assim como as nossas, as roupinhas e roupas de cama dos animais também devem ser trocadas e lavadas semanalmente, acrescenta a veterinária dermatologista e mestra em bem-estar animal, Patricia Souza. “Cada animalzinho deve ter de duas a três mantinhas que devem ser lavadas a cada semana, além de pegar sol. O ideal é que sejam lavadas com sabão neutro de bebê para evitar possíveis alergias a pele ou com sabão líquido. Quando lavadas na máquina, se possível, usar a função duplo enxágue para tirar bem todo o resíduo”.

Pensando no bem-estar do animal, a roupa de cama, o colchão e as roupinhas dos bichinhos de estimação devem ser substituídas por novas em no máximo dois anos.

Aproveite a hora de trocá-las por novas e faça uma boa ação. Doe as usadas para abrigos que acolhem animais abandonados!

Por Pauline Machado, jornalista e Diretora Editorial do Canal de Estimação.

Written by